Com um gênero só para si, os jogos de terror costumam fazer muitos gamers tomarem sustos e ficarem mal antes de dormirem. Apesar da experiência ter sua “era de ouro” durante lançamentos como Silent Hill, Parasite Eve e os primeiros Resident Evil, as últimas gerações também tem munição o suficiente para te aterrorizar. Reunimos aqui algumas delas, para que ninguém deixe de buscar aquele frio na espinha clássico.
Com seis jogos, para as mais diversas plataformas, prepare a água benta e deixe as luzes acesas. Ninguém pode dizer que não avisamos, pois a partir do momento que você iniciá-los, nada mais importará. Claro, também recomendamos que usem um headset para mergulharem ainda mais nos horrores escondidos por lá. Pronto ou não, vamos?
Os jogos que tocam o terror na alma
6 – Resident Evil VII
Sei que tivemos o remake do segundo RE em mãos, porém um dos jogos mais tenebrosos da franquia está em Resident Evil VII. Nele você está isolado em uma fazenda, com uma família macabra te caçando e descobrindo mistérios que deviam ter sido mantidos enterrados. A coisa fica ainda mais tensa quando está sob os olhos de Ethan, jogando em primeira pessoa e experimentando tudo na pele do personagem. Como falei, o RE2 é excelente, o Village também é muito bom, mas se busca o terror vá no sétimo.
5 – Ghostwire: Tokyo
O lançamento da Betheda para o PlayStation 5 é um daqueles que vai assombrar até o mais corajoso de nós. Com Tóquio dominada por espíritos e yokais, você avançará por uma cidade basicamente morta e com um ar sombrio causado pela neblina e vozes. Este é um daqueles títulos que te farão avançar com cautela para não ter que desligar o videogame de forma abrupta e ir deitar aterrorizado.
4 – The Quarry
The Quarry faz parte dos jogos novatos de nossa lista, acabando de sair do forno para todas as plataformas. Nele você está em um acampamento onde uma série de mortes começam a ocorrer e cada escolha que tomar importará. Com um mergulho profundo na narrativa, ele replica a experiência de diversos filmes de terror e realmente não faz por menos. Recomendamos não jogá-lo em noites solitárias e chuvosas. Se cair um raio, é bom estar usando uma fralda, vai por mim.
3 – The Evil Within
O mesmo criador de Ghostwire: Tokyo e da franquia Resident Evil também trouxe para nós um dos seus maiores jogos de terror das últimas gerações. The Evil Within é macabro, tenebroso e te colocará em constante alerta pelas atrocidades que vai se deparar na frente. No papel de um detetive, você vai pular direto na mente insana e perturbada dele para desvendar um crime e descobrir uma verdadeira série de terrores que um ser humano poderia encarar. Se busca algo “sinistro”, é aqui que encontrará o que procura.
2 – Little Nightmares
Não se deixe enganar pelo design fofo e por parecer aqueles jogos para crianças. Little Nightmares vai te tirar muito do sossego e te dar diversos pulos enquanto experimenta a aventura. Mesmo que você apenas o pegue para se desafiar pelos puzzles ou por ter um gameplay simples, isso não impedirá a Bandai Namco de tentar te dar uns sustos e mostrar que ninguém está a salvo. Vale citar que tanto o primeiro quanto o segundo são excelentes e merecem uma atenção do público.
1 – Dying Light
A clássica invasão zumbi deixa uma cidade inteira de quarentena, trancada para nenhum deles escapar. Porém, com muitas pessoas vivas por lá, você terá de encontrar um caminho para salvá-las enquanto um mal ainda maior está oculto e ressurgindo. Durante o dia, é o que vê também em The Walking Dead: mortos-vivos lentos, escondidos e sem muita graça. Porém, é quando anoitece que o bicho pega e nada paga a experiência de sentir isso pela primeira vez quando está jogando. Neste ponto, a Techland está de parabéns.
Veja mais em Lista de Games!