Não é segredo que há muitos tipos de inteligência em um ser humano. Fatores como emoção, lógica, matemática, física, filosofia e até mesmo saúde, corpo e alimentação podem ser resultado do seu tipo de pensar sobre as coisas e o mundo.
Fizemos uma coleção com nove diferentes maneiras de “maquinar” sobre as coisas, e que resultam em distintos tipos de pessoas.
A gente pode ter um pouco de cada maneira de pensar, mais de um, mais de outro ou ser uma mistura equilibrada de todos esses tipos.
Veja abaixo e veja com qual você mais se identifica!
Os tipos de inteligência
Lógica e Matemática
Se você tem esse tipo de esperteza, com certeza não vê problema algum em fazer contas, organizar informações e realizar cálculos. Você é um ser lógico.
Jovens adultos com muita inteligência lógica estão interessados em padrões, categorias e relacionamentos. Eles são atraídos por problemas aritméticos, jogos de estratégia e experimentos.
Inteligência Interpessoal
Compartilhar o sentimento de outras pessoas, ter muita empatia, se comunicar. Você entende as pessoas e as fazem sentirem confortáveis. Seria um excelente ator, político, professor, empresário, um líder nato.
A inteligência interpessoal orienta nosso relacionamento com os outros. É sobre habilidade em torno da empatia, compreensão e conexão.
Natural e Animal
As pessoas que são muito inteligentes em relação a natureza, os animais e tudo o que há ao seu redor. Você vê as coisas naturais como outras pessoas não veem. Pode diferenciar diferentes tipos de plantas, árvores, insetos e animais.
Hoje, a inteligência naturalista continua sendo um componente vital de papéis como chef ou botânico. Esse tipo de inteligência também é visto na maneira como os consumidores discriminam os produtos.
Musical
Você sempre canta suas músicas favoritas? Lembra das letras, dos ritmos, da melodia, como se fosse algo simples e natural? Toca algum instrumento com facilidade? Você é um inteligente musical. Aquelas pessoas que fazem música para o resto do mundo curtir.
Você descobrirá que os jovens adultos com inteligência musical costumam tocar bateria, guitarra, piano, fazem parte de alguma orquestra, cantam ou realizam qualquer outra atividade que demonstre uma inclinação melódica.
O filósofo
Pessoas com inteligência existencial. Que costumam ter pensamentos profundos sobre a vida, a morte e tudo mais. O significado das coisas. Entender o porquê as coisas acontecem ou existem.
Embora não tenha havido muita discussão sobre inteligência existencial, ela também foi chamada de inteligência espiritual ou moral. Aqueles com alta inteligência existencial são profundamente filosóficos.
A inteligência com as palavras
Aquelas pessoas que tem uma inteligência peculiar em relação à verbalização e uso das palavras. Sempre sabe a frase perfeita para as ocasiões e os seus amigos ou familiares se impressionam com seu vocabulário. Uma pessoa que seria um grande poeta, jornalista, escritor. Aqueles que ajudam os amigos na hora de escrever um discurso ou para realizar algum trabalho escolar.
A inteligência linguística reflete a capacidade de ler, escrever, contar histórias e aprender idiomas, gramática e sintaxe. Fortaleça essa habilidade estudando uma nova língua, melhorando o vocabulário e a escrita.
Inteligência corporal
Inteligência Corporal-Cinestésica é ser inteligente fisicamente. Seja em esportes ou apenas no yoga, por exemplo. Você entende melhor a relação mente-corpo do que a maioria e sabe da importância da vida saudável.
As pessoas que possuem esse tipo de inteligência geralmente crescem e se tornam artesãos, dançarinos, cirurgiões, atletas e outras carreiras que envolvem união excepcional mente-corpo.
Inteligência fotográfica
Se você tem inteligência espacial, com certeza daria em um ótimo fotógrafo, artista ou construindo coisas.
Em tenra idade, as pessoas com alta inteligência espacial estão profundamente mergulhadas na resolução de quebra-cabeças ou labirintos, ou podem estar usando seu tempo extra sonhando acordado ou desenhando. A inteligência espacial é demonstrada principalmente por pessoas ‘inteligentes em imagens’, como arquitetos, escultores, pintores, pilotos e marinheiros.
Auto Inteligente
Por fim, há o inteligente intrapessoal. Não se confunda com interpessoal. O auto inteligente é aquela pessoa que tem um senso de si mesmo, suas habilidades, pensamentos e emoções.
A inteligência intrapessoal envolve não apenas uma apreciação do eu, mas também da condição humana. É evidente em psicólogos, líderes espirituais e filósofos. Esses jovens adultos podem ser tímidos. Eles estão muito conscientes de seus próprios sentimentos e são automotivados.
Fontes: Skyview | Alanis | ExaminedExistence | The Daily Extra