Ian McDiarmid, o ator por trás do icônico Imperador Palpatine, sabe que o retorno do vilão em O Ascensão Skywalker causou rebuliço entre os fãs. Em entrevista à Variety, ele falou sobre a reação do público, a lógica por trás da ressurreição do personagem e até revelou detalhes de uma série cancelada que exploraria o passado do Lorde Sith.
Sobre a revelação de que Rey (Daisy Ridley) era neta de Palpatine, McDiarmid admitiu que foi “muito satisfatório”, mesmo sem entender totalmente como isso fazia sentido:
“Nunca discutimos isso. Coube a mim interpretar”, contou. “Havia aquela história dos midiclorianos em A Ameaça Fantasma, que de certa forma explicava o nascimento de Anakin. George [Lucas] não queria aprofundar muito. Imagino que tenha sido um tipo de ‘nascimento virgem’, embora seja complicado falar assim.”
E sobre a pergunta que muitos fãs fazem – como um ser tão maligno como Palpatine teria filhos? – o ator brincou com o desconforto do tema:
“As pessoas perguntam: ‘Esse monstro maligno fez sexo?’. Não sabemos a resposta… Provavelmente foi algo em tubos de laboratório, porque é difícil imaginar essa criatura tendo relações com alguém”, riu.
McDiarmid parece alheio às críticas sobre o retorno do personagem:
“Não leio essas coisas. Só fico sabendo se alguém me conta”, disse. “Achei que haveria polêmica, mas para mim e para Palpatine, a lógica era simples: um homem tão ferido precisava de um Plano B. Adorei a ideia de voltar ainda mais poderoso – embora, desta vez, ele tenha sido destruído de verdade. Acho que agora morreu mesmo.”
O ator também comentou sobre uma série de TV que George Lucas planejava antes de vender a Lucasfilm para a Disney – supostamente focada nos Sith. McDiarmid revelou que só sabia da história de Darth Plagueis, o Sábio (que Palpatine assassinou para subir ao poder), mas nada além disso.
“Com George, você não discutia muito. Ele escolhia os atores com cuidado, mas depois deixava que fizéssemos nosso trabalho”, explicou.
Enquanto o legado sombrio de Palpatine ainda ecoa no universo Star Wars, os fãs não devem esperar vê-lo em Andor 2ª temporada – o showrunner Tony Gilroy já confirmou sua ausência. E com o cancelamento de The Acolyte, qualquer chance de explorar mais os segredos dos Sith parece ter sido enterrada… pelo menos por enquanto.
Veja mais sobre cinema!