Gatos são egoístas, interesseiros e esnobes. Vou te contar que essa ideia já está ultrapassada, porque, de acordo com a ciência, os gatos são muito “gente boa”.
Uma pesquisa da Oregon State University mostrou que gatos apreciam muito mais a companhia dos humanos até do que comida.
Testes cognitivos já realizados em cães e tartarugas foram aplicados dessa vez em gatinhos para desconstruir a má reputação que eles carregam.
“Todavia, ainda é uma crença comum a de que gatos não são sociáveis ou passíveis de adestramento. Isto talvez se dê, em partes, por conta da falta de conhecimento quanto aos estímulos preferidos pelo animal e que mais os motivariam”, explicam os autores do estudo.
50 gatos domésticos e residentes de abrigo participaram do teste, que consistia em deixá-los isolados durante algumas horas sem comida, brinquedo e contato humano.
Em seguida, os pesquisadores apresentaram aos gatinhos diferentes estímulos dentro de quatro categorias: socialização humana, comida, cheiros e brinquedos.
Foi concluído que não houve diferenças significativas entre gatos que tinham donos e os que vivem em abrigos: a maioria preferia o contato humano a todos os outros tipos de estímulos. Apenas 37% optaram pelos alimentos.
Os pesquisadores explicam que as preferências de cada gato variam de acordo com seu histórico de vida e raça.
“Embora sugiram que a sociabilidade felina é voltada à independência, descobrimos que 50% dos gatos participantes optaram pela interação social mesmo tendo a escolha entre interação com um humano ou qualquer outro estímulo a partir das outras três categorias”.
É claro que esses não são dados definitivos. Mas se você tem um gato que sempre te acompanha em todos os cômodos da casa, deita no seu colo enquanto assiste TV, ou mia desesperado por carinho, esse estudo apenas confirma: gatos são tudo de bom.