A sonda Parker da NASA chegou extremamente próxima do Sol neste ano, em uma aproximação em torno dos 24 milhões de Km – bem mais próximo que o planeta Mercúrio – viajando a uma velocidade de 343 mil Km/h, o que representa o máximo de velocidade que uma nave já viajou.

Com isso, a sonda conseguiu tirar a foto mais próxima do Sol já registrada na história.

Uma imagem que mostra a atmosfera do Sol daquela distância.

“A Parker é uma missão de exploração – e o potencial para novas descobertas é enorme”, diz Nour Raouafi, cientista do projeto Parker Solar Probe da Universidade Johns Hopkins.

Veja a foto:

A foto mais próxima do Sol já registrada

Clique aqui para ver em tamanho completo.

A imagem mostra o que é chamado de serpentina coronal cruzando o “braço leste do Sol”. E aquele ponto brilhante no fundo é Júpiter.

A coroa é a atmosfera externa do Sol, que é visível ao olho destreinado durante um eclipse solar total. Flâmulas coronais ocorrem quando mais do que as quantidades usuais de partículas solares são liberadas dos ventos solares do Sol.

Para ter essa visão tão clara, a sonda Parker teve que viajar realmente rápido. O Sol gira uma vez a cada 27 dias, o que significa que qualquer espaçonave perto dele tem que acompanha-lo, especialmente considerando o grande tamanho da estrela.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin