A animação “A Mãe de Sangue” (“A Mind Sang”) do artista e animador português Vier Nev atravessa uma fascinante jornada pelos palcos da vida até chegar ao nascimento de outra.
O curta-metragem é centrado em temas de transformação à medida que muda de maneira hipnótica as perspectivas de cada cena. Usando efeitos de pareidolia, ele cria diferentes significados para um mesmo desenho que comunica de maneira metafórica as emoções do tema. Cada quadro da animação representa simultaneamente duas narrativas diferentes.
“’A Mãe de Sangue’ é o resultado de um estranho estudo visual sobre as limitações de contar duas histórias simultaneamente”, conta o artista em entrevista ao Vimeo.
Formas amorfas, animais e partes do corpo humano dançam em sintonia ao longo desse trajeto ilusório.
A animação “começou com vinte desenhos que eu havia criado sobre diferentes representações culturais de nascimento e identidade. Acho que, em meus desenhos, muitas vezes volto aos mesmos personagens: casais estranhos e, por alguma razão inexplicável, gatos”, diz.
Originalmente, o curta deveria ser em preto e branco, apenas. Mas Nev adicionou as cores vermelho e violeta para um destaque dramático ao significado de determinados momentos da narrativa.
“Os dois momentos vermelhos são particularmente especiais para mim, pois sinalizam momentos em que o sangue preenche o quadro. Primeiro como fogo e depois como água, o sangue representa a morte ou o nascimento”, explica Nev.
Assista à animação “A Mãe de Sangue” no player abaixo.
Leia mais sobre Animações e Curtas!