Uma nova obra de Milo Manara, o quadrinista famoso pelo erotismo em suas obras, chega ao Brasil pela Editora Comix Zone. Odisseias Iniciáticas é uma edição que reúne as histórias O Homem das Neves e O Homem de Papel, duas obras de juventude do mestre italiano e nunca antes publicadas no Brasil.

Odisseias Iniciáticas Editora Comix Zone

Num traço diferente do que você encontrará em seus trabalhos mais famosos, inclusive em O Perfume do Invisível, lançado pela própria Comix Zone, revisitamos a lenda do Yeti para uma jornada mística pelo Nepal. Em pouco mais de 50 páginas vamos acompanhar a viagem de Tobey, um jornalista britânico do Daily Telegraph, que acaba conhecendo o lado místico dos monge budistas nepaleses ao investigar sobre o “O-kaele”, o repugnante homem da neve.

Odisseias Iniciáticas Editora Comix Zone

Com belíssimas ilustrações de página inteira quebrando a leitura mais densa através de muitos quadros, com a excelente arte sequencial de Manara, vamos conhecer um pouco sobre fé, o Eu Primitivo, os medos ancestrais e a morte mística. Essa narrativa sobre o processo de transformação e evolução humana fez parte de uma coleção intitulada Um Homem, Uma Aventura, publicada originalmente pela editora italiana Bonelli. A história de Tobey é interessantíssima e reflexiva, muitas vezes lembrando Rakshassas e Kinnara, de Enrique Alcatena e Eduardo Mazzitelli, também publicados pela Comix Zone,

Odisseias Iniciáticas Editora Comix Zone

Em Homem de Papel, na segunda parte da graphic novel, Milo Manara ilustra o roteiro de Claude Moliterni em uma história publicada anteriormente na revista Pilote. Pelo vasto Oeste americano, acompanhamos a aventura de um jovem cowboy e seu cavalo Fiorellino em busca da amada Gwendoline. Durante sua peregrinação para o noroeste ele conhece um velho sargento britânico e Lebre Branca, uma indígena Arapaho, que se envolvem em questões locais com o exército americano.

Odisseias Iniciáticas Editora Comix Zone

Mesmo que seja um lançamento que não carrega o erotismo conhecido em suas outras obras, o quadrinista italiano acaba se apoiando na sensualidade de Lebre Branca para abordar questões sobre supremacia, extremismo, violência e preconceito, principalmente sobre a maneira como a exploração do Oeste e o extermínio de povos originários aconteceu nos Estados Unidos. Com boas ideias no roteiro e um traço mais próximo do que conhecemos de Milo Manara, essa segunda história também é muito interessante e, mesmo com uma conclusão apressada, fecha com chave de ouro esse lançamento da Editora Comix Zone.

Odisseias Iniciáticas Editora Comix Zone

Em uma edição com acabamento de luxo, formato grande, capa dura, 112 páginas em cores, impressas em papel offset de alta gramatura, Odisseias Iniciáticas oferece dois excelentes trabalhos de Milo Manara, principalmente ao surpreender pela ausência do erotismo, além de alguns extras no final e com ilustrações belíssimas, fazendo com que essa edição mereça estar em sua coleção.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin