A Torre Branca da ETH Zurich é informalmente a estrutura impressa em 3D mais alta do mundo, e fica localizada nos Alpes Suíços.
Ela tem mais de 100 pés de altura e suas colunas impressas em 3D suportam cinco andares que formam sua fachada ao ar livre, completa com membrana removível para abrigar visitantes do tempo inclemente.
A Torre Branca foi impressa em 3D tridimensionalmente usando um processo de extrusão de concreto desenvolvido no grupo DBT do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich), que possui um robô aplicando sucessivamente camadas finas de 5mm de concreto macio através de um bico.
Esse material extrudado é suficientemente macio para se unir e formar componentes homogêneos enquanto endurece rapidamente o suficiente para suportar as camadas sucessivas.
Os pesquisadores estimam que levará cerca de 900 horas para concluir esta grande estrutura, que consiste em 102 colunas impressas em 3D individuais.
“O enfoque de impressão 3D na construção permite que geometrias complexas sejam produzidas e que o concreto seja usado exatamente onde é necessário para a estrutura de suporte. A estrutura também precisará de menos matérias-primas no geral, já que não são necessárias formas de moldagem”, disse a ETH Zurich.
No vídeo abaixo você confere como a torre é.
A estrutura impressa em 3D mais alta do mundo
Veja mais sobre tecnologia!