De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? Estas três perguntas são tão antigas quanto nossa própria consciência. O professor H. Moysés Nussenzveig busca responde-las com bases científicas em um livro que as leva em seu título.

Desafiando questões que nos rondam desde a Antiguidade, o autor disseca temas sobre como funciona a vida na Terra, dedicando a cada uma das três perguntas capítulos que se aprofundam em questões existenciais.

H. Moysés narra desde os minuciosos processos químicos da Terra, até os processos que acontecem dentro dessa máquina fascinante que é o homem: dos sentidos à memória, dos órgãos às células.

Fundamentado em teorias científicas e grandes nomes que revolucionaram nossa compreensão sobre a vida e o Universo, o autor ressalta como a ciência é o método mais seguro para nos responder sobre nossa origem, existência e finitude.  

“Os resultados científicos são os mais seguros de que dispomos: eles são constantemente confrontados com novos experimentos, e o acordo com a experiência é o árbitro mais importante de sua aceitação ou rejeição”, diz.

Fundamentado na ciência, o professor nos mostra como a vida é extraordinária, mas não um milagre

No capítulo De onde viemos?, o professor narra processos químicos que formaram a vida no planeta. Em O Que Somos?, é explorado o mundo das células, órgãos do sentido, memória e mente. Para Onde Vamos?, se aborda questões subjacentes, tais como: por que não somos imortais? O acontece em nosso corpo quando envelhecemos e… como, exatamente, a vida acaba?

Como bem ressalta H. Moysés, não se trata de um livro didático e, sim, uma leitura fascinante sobre a jornada da vida na Terra que nos evoca o mesmo prazer que a leitura de um romance.

Afinal, não há nada mais maravilhoso do que entender nossa origem e como nosso corpo recebe tantos estímulos e tantos processos imperceptíveis aos olhos que acontecem a todo tempo.

O livro destila informações que nos aproximam da ciência como ferramenta democrática, levando conhecimento e informação em uma linguagem de fácil assimilação.

De Onde Viemos? O Que Somos? Para Onde Vamos?, quadro do pintor francês Paul Gauguin ilustra o livro de H. Moysés

Narrando fatos sobre a mente e consciência, o professor ainda dedica um capítulo intrigante sobre o livre arbítrio, uma questão tão debatida sob o viés filosófico, científico e moral ao longo da história.

Aqui se investiga como o controle consciente de nossa vontade é frequentemente identificado como árbitro da consciência do nosso “eu”. Mas até que ponto nossas decisões são conscientes?

H. Moysés oferece uma leitura dinâmica e fluída, com ilustrações que acrescentam detalhes sobre os pontos abordados, sugestões de vídeos e leituras complementares, oferecendo também um glossário de termos técnicos.

De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? coloca em prova as perguntas que motivaram ao longo dos séculos os poetas, filósofos e artistas, com uma abordagem científica que não os exclui, mas os reúnem todos:

“O fato de que uma massa de dezenas de bilhões de neurônios possa produzir uma sonata de Mozart ou a teoria da relatividade geral é muito mais extraordinário do que qualquer novela ou obra de ficção científica.”

##

H. Moysés Nussenzveig é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor titular nas universidades PUC-Rio, USP e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Foi homenageado na Universidade de Tel Aviv com a cátedra Moysés Nussenzveig de Mecânica e Estatística e é detentor da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin