A Adidas, entre outras empresas, aposta atualmente em um tênis vegano feito de couro de cogumelos para causar menos impacto no meio ambiente a partir deste ano.
Chamado de Mylo, o material é desenvolvido pela Bolt Threads, empresa de biotecnologia norte-americana que já tem parcerias com outras marcas do mundo da moda, como Balenciaga, Gucci e Stella McCartney.
Levando em conta que um tênis demora muito para se decompor quando jogado fora, isso seria um grande avanço no impacto ambiental de seus produtos.
Lembrando que a Adidas, anteriormente, já chegou a lançar tênis feitos com materiais recicláveis.
“O que estamos tentando fazer com o Mylo é escalá-lo além de onde os biomateriais foram – relegados a itens únicos ou peças de museu – e, em vez disso, torná-lo um material que milhões e dezenas de milhões de pessoas podem usar todos os dias”, disse o vice-presidente de produtos da Bolt Threads, Jamie Bainbridge.
Segundo Bainbridge, o consórcio representa o maior acordo de desenvolvimento conjunto até o momento que visa a introdução de um biomaterial no mercado de massa.
“Em nosso estágio atual, dependemos de grandes marcas para ajudar a subsidiar os enormes custos necessários para descobrir como fazer Mylo em escala comercial”, disse Bainbridge. “Essas empresas estão nos permitindo desenvolver um processo que acabará produzindo uma alternativa de couro de alta qualidade a um preço comparável ao couro de couro, mas isso levará alguns anos.”
O couro Mylo se parece e tem praticamente a mesma resistência que o couro animal. Portanto, pode ser uma excelente alternativa.
O couro de cogumelos, chamado de Mylo, do tênis vegano
Veja mais sobre tecnologia!