O sétimo episódio é um dos – se não “O” – melhores episódios de Agatha Desde Sempre, com sua história centrada na bruxa Lilia Calderu. Acredito que há muito tempo eu não vejo uma narrativa de tamanha excelência em relação aos personagens secundário, mesmo que neste ela tenha recebido o “protagonismo”.
Ainda que tenhamos o teste para a adivinha como o epicentro da narrativa, também foram respondidas diversas questões que estavam abertas desde o início da temporada – claro, sob a visão da chamada “Rainha de Copas”. Até a verdadeira identidade de Rio Vidal é revelada, o que abala por completo a série.
Lilia Calderu Desde Sempre
Com o destaque para Lilia Calderu, Agatha Desde Sempre continua desviando da trama central para trazer explicações aos mistérios apresentados. Por mais que flashbacks estejam se tornando uma grande muleta nas maiores produções, ouso dizer que este capítulo me fez enxergar a questão de forma diferente.
Tudo isso graças à excelente atuação de Patti LuPone, que não rouba apenas o destaque, mas também todo o episódio para ela. Mesmo com Agatha aprontando para todos os lados, é impossível não desejar ver o que a outra bruxa está fazendo e se conseguiu atingir o principal objetivo de sua busca.
Neste aspecto, a direção e o roteiro também estão de parabéns. Mesmo alternando entre as mais diversas linhas do tempo, eu não me senti perdido e acompanhar a forma dela “enxergar” o mundo faz toda a diferença.
Ultimamente temos de admitir, a Marvel Studios não tem acertado com muita frequência. Mas com Agatha Desde Sempre, de onde eu não esperava absolutamente nada – inclusive, estava um pouco contrariado a assistir – eles me tiram uma construção tão cheia de nuances, personagens carismáticos e alguns mistérios que não só chamam a atenção, como também ficam martelando com o passar dos dias.
A magia chegará ao fim
Com grande parte dos segredos sendo revelados em Agatha Desde Sempre, os dois episódios restantes devem servir para trazer uma resolução total para a jornada da protagonista e de William Kaplan no Caminho das Bruxas.
A principal questão é que, com o fatídico fim das Sete de Salém, quem será a última adversária? Rio Vidal, também conhecida como %$*@# (restrito por um feitiço de sigilo)? Ou a própria protagonista, que tentará um golpe contra os demais nesta reta final para recuperar suas principais habilidades? Wanda retornará? Quem sabe…
De qualquer modo, descobriremos em breve. Se a Marvel estava seguindo um padrão de um episódio por semana, o fim será levado como um capítulo duplo. Mesmo sem saber exatamente para onde vão seguir, se a própria existência da série provocava dúvidas no público, agora já promete deixar saudades.
A expectativa é que o fim da produção não traga apenas um excelente desfecho para esta história, mas que o formato sirva de exemplo para os demais seriados da Marvel Studios. WandaVision e esta deveriam servir de showcase, para que as demais adotem certos padrões e tratamento de narrativas para dentro do MCU – algo que não deve ocorrer, mas ainda há esperanças. Certo?
Agatha Desde Sempre é exibida todas as quartas-feiras na Disney+. Leia mais em Críticas de Séries!