A IA de Fake News (Inteligência Artificial que cria Fake News) é uma extensão do algoritmo criado pela OpenAI, empresa de pesquisas em torno do tema criada por Elon Musk.

Agora, o gerador de texto chamado GPT-2, que o grupo acreditou ser muito perigoso para ser lançado e se tornar uma grande ferramenta para gerar propagandas, ganhou uma versão no site TalkToTransformer.com.

Significa que as pessoas podem usar esta versão primária do algoritmo para criar histórias mentirosas e ver como isso funciona.

Os resultados não são perfeitos, são histórias incoerentes e às vezes com erros de gramática (no inglês), mas serve para termos uma ideia de como este sistema funciona.

E, de fato, ele é digno de dar medo, levando em conta que poderia ser aprimorado e servir como uma grande ferramenta disseminadora de mentiras. Automaticamente.

Para criar uma fake news, basta entrar no site e digitar o início de algum texto. Ao clicar em “Complete Text”, o algoritmo automaticamente completa o texto com informações aleatórias.

Um exemplo de como funciona a IA de Fake News

Como exemplo, experimentamos inserir o termo “Jair Bolsonaro”. O resultado foi o seguinte:

Agora você pode usar a IA Fake News para criar mentiras

Em tradução literal, ficaria algo como:

Jair Bolsonaro, que serviu como vice-chefe de gabinete do presidente Obama e agora dirige uma organização sem fins lucrativos, estará em Cleveland esta semana. Ele está programado para participar de uma conferência sobre “O Futuro da Presidência e do Gabinete Público”, um think tank político americano chamado PolicyWorks, de acordo com The Hill.

Em outras palavras, enquanto ele era um dos principais assessores de campanha de Barack Obama, ele agora é um arquiteto político republicano de Donald Trump. Em uma coluna recente, Bolsonaro diz que não “trabalhará ou aconselhará Donald Trump, embora eu permaneça em constante contato com ele através de intermediários”.

Mas mesmo no caso improvável de Trump nomeá-lo para um cargo de alto escalão do governo, como um chefe do Departamento de Estado ou uma posição de agência de nível de gabinete, ele não terá que responder ao seu partido. Se ele fizer isso, essa é uma área que os republicanos sempre poderão rir e chamar os liberais, mas os conservadores não terão que se preocupar com isso, porque seu partido estará tão profundamente arraigado a ponto de ficar imune à sua agenda.

Agora, é importante notar aqui que o GOP ainda não controla a casa.

Já dá para notar que a IA é capaz de criar mentiras grotescas. E se isso for minimamente ajustado, pode levar aos robôs a criarem textos realmente coerentes.

A tecnologia muitas vezes serve como instrumento do progresso, mas outras vezes também representa um grande perigo para a sociedade. E essa é uma prova disso.

Veja mais sobre tecnologia!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin