Alan Moore odeia super heróis

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Alan Moore revelou que não lê quadrinhos de super-heróis há 16 anos, e que os “odeia”.

Alan Moore odeia super-heróis

“Eu não leio nada de super-heróis desde que terminei Watchmen. Odeio super-heróis. Acho que eles são abominações. Eles não significam mais o que costumavam significar. Eles ficavam originalmente nas mãos de escritores que ativamente expandiam a imaginação de seu público, formado por crianças de nove a 13 anos.

Eles faziam isso muito bem. Hoje, os quadrinhos de super-heróis não tem nada a ver com essas crianças de nove a 13 anos. É uma audiência formada geralmente por homens, de 30, 40, 50, 60 anos. Alguém criou o conceito de graphic novel. Os leitores se agarraram a ele, interessados em uma maneira de validar seu contínuo amor pelo Lanterna Verde ou Homem-Aranha sem parecer de alguma forma emocionalmente subnormal.

Eu não acho que o super-herói significa nada de bom. Acho bastante alarmante ver adultos assistindo ao filme dos Vingadores e se deliciando com conceitos e personagens criados para entreter crianças de 12 anos dos anos 1950.”

Alan Moore é o responsável pela criação de Watchmen, V de Vingança, o personagem John Constantine (HellBlazer) – todos focados em anti-heróis –, além de ter participado em diversas outras obras.

Confesso que há um bom tempo também deixei de admirar heróis e aproveitar um pouco mais do que os anti-heróis têm a oferecer. Claro que não deixei de ler/assistir os filmes, mas o outro lado da moeda me parece mais interessante.

São personagens mais completos, complexos e profundos. E que tem de lidar com acontecimentos e dores internas semelhantes às que lidamos no dia a dia. Algo um pouco mais direcionado para a realidade, ao contrário de heróis, que são bastante caricatos.

E aí, você concorda com as palavras dele? Acredita que os heróis estão “batidos”?

Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback

How the Vote Was Won free downloads

ReviewIn this fine study, Rebecca Mead answers with skill and sweep the intriguing question that historians have forgotten to ask: why did women in the

Pin