Uma nova aplicação de patente registrada por parte da Amazon consiste em uma câmera estilo 1984, obra de George Orwell, que literalmente pretende monitorar as pessoas.
A ideia é que as câmeras acompanhem e monitorem vizinhanças por meio de reconhecimento facial. Se alguém que não passa por ali costumeiramente ou tem atividades suspeitas, por exemplo, o dispositivo detectaria.
“A patente é um roteiro para a visão perturbadora da vigilância da Amazônia no futuro”, disse o advogado da União das Liberdades Civis Americanas, Jacob Snow, à CNN Business. “As pessoas têm o direito de continuar suas vidas diárias sem serem vigiadas e monitoradas. E não há garantia de que a resolução da câmera seja muito boa ”.
Empresa comprada pela Amazon é a idealizadora da câmera estilo 1984
A patente é de James Siminoff, da empresa Ring, comprada pela Amazon em 2018. Não sabemos se de fato se tornará um produto no futuro. A CNN especulou, porém, que esta câmera estaria ligada a rede social da Amazon chamada Neighbors – criada pela Ring e que compartilha informações sobre ladrões de pacotes e entregas.
Um dos problemas da tecnologia é que os dispositivos podem coletar informações até mesmo de pessoas que não querem aderir a isso. E criaria uma rede de câmeras onipresentes no estilo “1984”.
Ou seja, onde todos estariam sob vigilância contínua.