Cena do filme 1984, inspirado na obra de George Orwell.

Uma nova aplicação de patente registrada por parte da Amazon consiste em uma câmera estilo 1984, obra de George Orwell, que literalmente pretende monitorar as pessoas.

A ideia é que as câmeras acompanhem e monitorem vizinhanças por meio de reconhecimento facial. Se alguém que não passa por ali costumeiramente ou tem atividades suspeitas, por exemplo, o dispositivo detectaria.

“A patente é um roteiro para a visão perturbadora da vigilância da Amazônia no futuro”, disse o advogado da União das Liberdades Civis Americanas, Jacob Snow, à CNN Business. “As pessoas têm o direito de continuar suas vidas diárias sem serem vigiadas e monitoradas. E não há garantia de que a resolução da câmera seja muito boa ”.

Empresa comprada pela Amazon é a idealizadora da câmera estilo 1984

A patente é de James Siminoff, da empresa Ring, comprada pela Amazon em 2018. Não sabemos se de fato se tornará um produto no futuro. A CNN especulou, porém, que esta câmera estaria ligada a rede social da Amazon chamada Neighbors – criada pela Ring e que compartilha informações sobre ladrões de pacotes e entregas.

Um dos problemas da tecnologia é que os dispositivos podem coletar informações até mesmo de pessoas que não querem aderir a isso. E criaria uma rede de câmeras onipresentes no estilo “1984”.

Ou seja, onde todos estariam sob vigilância contínua.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin