O Youtuber Jose Argumedo transformou em 4K uma animação de 1942 do Superman, da Fleischer Studios, usando redes neurais.
A animação, chamada de “The Bulleteers”, teve sua qualidade aprimorada usando o Waifu2x, um “upscaler” de imagens que utiliza redes neurais para funcionar.
O Waifu2x é treinado para animações e funciona notavelmente bem para qualquer animação e até pixel art. Basta ver os resultados.
Parece melhor do que muitas remasterizações que já vimos. E tudo isso feito com machine learning (aprendizado de máquina).
The Bulleteers é o quinto dos dezessete curtas-metragens animados Technicolor baseados no personagem de Superman da DC Comics, criado originalmente por Jerry Siegel e Joe Shuster. Este curta de animação foi criado pelos estúdios Fleischer. A história dura cerca de nove minutos e cobre as aventuras do Super-Homem enquanto ele defende a cidade contra uma gangue de vilões chamada “Os Bulleteers”, que estão equipados com um foguete em forma de bala. Foi originalmente lançado em 26 de março de 1942.
A animação estrela diversas ações clássicas do homem de aço, como perseguição de carro, voar em direção a um avião para tentar impedi-lo, ou o trabalho de jornalista investigativa de Louis Lane, que pega a gangue de bandidos no ato de um roubo e tenta acabar com o plano deles. Super-Homem, porém, aparece para salvar o dia, para a infelicidade dos bandidos que estão ali.
Abaixo você confere tanto a restauração em 4K da animação, quanto a versão original de 1941. Dá para notar bem a diferença.
Isso nos faz pensar em como seria se diversos desenhos antigos fossem restaurados usando este mesmo sistema. Quem sabe as antigas versões do Gato Felix, Looney Tunes, Pica-Pau e os desenhos de quando a Disney acabara de surgir.
A Animação de 1942 do Superman restaurada
E a versão original de 1942
Veja mais sobre mundo geek!