No início de março de 2018, a ONG iNaturalist lançou o SEEK, um aplicativo para curiosos que queiram explorar a infinita diversidade que a flora e fauna oferecem.

O App tem como objetivo influenciar as pessoas a conhecerem novas espécies presentes na natureza, que são comumente ignoradas no dia a dia.

O iNaturalist foi co-fundado em 2008 por Nate Agrin, Jessica Kline e Ken-ichi-Ueda como iniciativa de criar uma comunidade online para naturalistas, ecologistas e amantes da natureza compartilharem suas observações sobre parques, campos e até o próprio quintal.

Desde então, eles conseguiram registrar no site mais de 150.000 espécies com imagens rotuladas. E foi a partir desse grande arquivo, que conseguiram treinar uma Inteligência Artificial capaz de identificar espécies com base nas imagens e dados coletados.

Mas, como funciona o App?

SEEK: o App que identifica plantas e animais

Ao abri-lo, o usuário se depara com uma lista de avisos para exploradores iniciantes: se mantenha seguro, não toque, não coma e não agrida a natureza.

A partir daí, é necessário ativar a localização para que uma lista de organismos correspondentes ao ponto apareça. Assim, é possível ter uma perspectiva do que se pode encontrar por alí e dar início a busca.

SEEK: o App que identifica plantas e animais

O sistema é intuitivo; ao encontrar algo interessante, basta tirar uma foto que rapidamente a IA comunica qual espécie foi descoberta, junto com informações do Wikipedia. Depois, é só adicionar na coleção pessoal.

SEEK: o App que identifica plantas e animais
A IA atualmente reconhece 30.000 espécies.

A empresa espera que o App traga um olhar mais curioso e observador sobre o mundo que nos cerca – integrando um uso mais consciente dos Smartphones – para que assim possa introduzir hábitos envolvidos com a ciência cidadã de maneira que não ameace a natureza.

O SEEK não coleta dados pessoais, e está disponível ainda somente para iOS, na AppleStore.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin