Akiyoshi Kitaoka é professor de psicologia da Universidade Ritsumeikan, no Japão, mas também flerta com as artes visuais. Ele lançou uma coleção de imagens que enganam o cérebro humano, fazendo parecer que elas estão em movimento.
“Comecei a criar a coleção de imagens para estimular visualmente macacos num estudo eletrofisiológico, pois eu trabalhava numa pesquisa de neurociência”, comentou Kitaoka em entrevista à BBC Brasil.
De acordo com ele, o fato de as imagens aparentarem estar em movimento são uma imperfeição na visão dos seres humanos – uma anomalia da visão periférica. Isso faz com que nem todos também possam ver os efeitos.
Uma delas ilustram o álbum ArtPop, da Lady Gaga, e foi aí que ele ganhou ainda mais atenção para os seus trabalhos. De acordo com o artista, não leva mais de 20 minutos para criar cada imagem. Em seu site oficial, dá para conferir diversas obras com as mesmas características, que foram criadas ao longo do tempo.
A arte de Kitaoka já virou livro ilustrado e quebra-cabeça. Porém, é bom tomar cuidado para não quebrar a cabeça, literalmente. Em algumas pessoas, as imagens causam desconforto e até convulsões epilépticas. Se começar a se sentir mal, desvie o olhar imediatamente.