Jordi Prat Pons é uma artista de 57 anos que cria artes usando livros empilhados. Isso mesmo, ele cria retratos de quadros ou pessoas usando livros físicos.
“Eu pensava que, em certa idade, as ideias diminuíam, mas sou completamente o oposto. Tenho mais ideias do que nunca e estou em pleno processo criativo e tentando ser capaz de realizá-las todas. As instalações com livros me deram mais visibilidade e quero que elas me dêem um pequeno impulso para ter maior estabilidade no trabalho”, diz o artista.
Segundo ele, a ideia de retratos de livros foi inspirada por uma parede feita de livros e gesso em um hotel em Barcelona. Ele explicou: “Eu gostei, mas rapidamente vi as possibilidades que as cores dos livros tinham.”
Confira os maravilhosos retratos de Martin Luther King, Vincent Van Gogh e David de Michelangelo criados por Jordi.
Falando sobre seu processo criativo, Jordi disse: “A maneira de trabalhar é colocar as lombadas dos livros umas sobre as outras, se necessário, elas são cortadas, mas devem ser colocadas de forma que não caiam. A cada meio metro há uma prateleira fixada na parede e assim o peso é dividido.”
“Também sinto que estou prolongando a vida dos livros, livros que estavam destinados ao lixo e eu os resgatei, livros são cultura e tento fazer cultura com cultura. No momento, tenho mais de 20.000 livros”, acrescentou o artista.
Ele também mencionou: “Para fazer ‘Letters to Vincent’ demorei 10 meses, parei algumas vezes porque, como era a primeira vez que fazia uma instalação assim, tive que consultar tecnicamente como poderia fazê-lo, tentativa e erro me fizeram estender o tempo para fazê-lo.”
Veja as artes dele abaixo.
Artes usando livros empilhados
Veja mais sobre arte!