Arte pode ser feita com os materiais mais improváveis. O artista Mulalo Nego Negondeni prova isso com sua mini réplica de Johanesburgo feita com materiais reciclados. Lama, plástico e tecidos recriaram a maior cidade da África do Sul, lar de Nelson Mandela.

NegoCity é um projeto desenvolvido há mais de uma década com muita dedicação e paixão pelo artista de 26 anos, morador da vila de Mukula na província de Limpopo, na África do Sul.

Tudo começou em 2010, quando a décima nona edição da Copa do Mundo foi sediada na África do Sul. Mulalo estava louco para assistir às partidas no Estádio FNB, em Johanesburgo, mas sua família não tinha condições financeiras para comprar um ingresso.  

Então ele encontrou uma forma criativa de realizar seu sonho: construir o estádio com lama a partir do que ele via na TV e em jornais.

“Eu disse que construir aquele estádio ia me fazer muito melhor, porque eu poderia vê-lo todos os dias e a qualquer hora”, ele conta.

No decorrer dos anos, Mulalo fez melhorias no estádio e tornou a estrutura mais estável usando cimento, arames, plásticos e tecidos. Em volta dessa grande construção, a cidade foi tomando forma e hoje é uma mini réplica com todas as estruturas mais icônicas de Johanesburgo.

A construção ambiciosa chamou a atenção do diretor da companhia Orvall Corporate Designs e, assim, Mulalo e sua família foram convidados a assistir a uma partida de futebol no Estádio FNB, onde ele realizou seu sonho de criança.

O projeto NegoCity está longe de ter fim, porque o artista tem grandes planos para o futuro.

“Quero construir um museu do futebol muito impressionante na África do Sul. Seria chamado de ‘Museu do Parque Memorial da Copa do Mundo da FIFA 2010’. Isso seria feito por mim e por alguns dos maiores artistas da África do Sul e da África. Meu objetivo é manter o legado de 2010 vivo para sempre e também criar empregos para artistas – capacitando-os a continuar fazendo sua arte e obter mais visibilidade internacional”, ele diz.

Designer cria mini réplica de Johanesburgo com materiais reciclados


Leia também: A escultura feita com destroços da explosão de Beirute

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin