Warning: Undefined array key "is_rate_editable" in /deploy/VAR/dominios/nerdizmo/nerdizmo.ig.com.br/wp-content/plugins/wpdiscuz/class.WpdiscuzCore.php on line 1303 Artista ilustra notícias boas como antídoto contra o pessimismo - Nerdizmo
Casado de manchetes ruins, o artista Mauro Gatti criou um projeto de ilustrações dedicadas às notícias boas como um antídoto contra o pessimismo. Chamado Happy Broadcast, o projeto lança uma luz sobre os contrapontos para os noticiários deprimentes.
Desastres ambientais, corrupção, crise política, entre outros tópicos que assolam os noticiários do cotidiano ganharam um contraponto com progressos sociais, superação de pessoas ao redor do mundo, políticas adotadas a favor do meio ambiente e avanços tecnológicos que visam reverter danos ambientais.
As artes são compartilhadas no Instagram, compostas por um título seguido de uma notícia positiva. Gatti diz que a conta foi criada como uma maneira de lidar com sua “ansiedade social causada pelo fluxo constante de notícias negativas”.
Em seu segundo ano ativo, o projeto evoluiu para um lugar onde as pessoas encontrem uma dose de otimismo.
“Eu acho que a comunidade em torno do The Happy Broadcast se transformou em algo mais do que um público que apenas dá uma ‘curtida’ em uma imagem e segue em frente. Esta comunidade está envolvida em discussões construtivas e gosta de compartilhar os pequenos momentos de felicidade que eles encontram ao longo do dia”, diz.
Gatti também confessa que promover tal iniciativa foi transformador para sua própria saúde mental, inclusive.
“Ser capaz de equilibrar as manchetes que provocam medo e clickbaits com alguma positividade e esperança nas pessoas deste mundo é a chave para uma vida mais otimista. Estou agradecido por ter iniciado este pequeno projeto e estou ansioso para sua evolução.”
Abaixo você confere algumas ilustrações sobre 2019 que podem mudar sua percepção de como foi este ano que se encerra.
Estar imerso no mundo digital é estar vulnerável à noção de realidade a partir do que vemos nas redes sociais, especialmente de veículos com conteúdos sensacionalistas que apelam para o medo e o interesse mórbido pelas tragédias para ganhar cliques. É preciso estar atento à possibilidade de enxergar a realidade apenas a partir das sombras do que ela realmente é. Tudo é uma questão de para que lado você olha. De buscar além dos que os algoritmos estão te oferecendo como real. 🙂