Nas janelas de seu apartamento em Madrid, o artista Pejac recriou o quadro Golconda (1953), do pintor surrealista belga René Magritte, usando apenas uma fotografia, tinta e muita imaginação.
Os homens vestidos com sobretudos e chapéus-coco, que parecem gotas de chuva caindo do céu, ganharam máscara de gás, remetendo aos tempos atuais. Usando fotos de homens quase idênticos, a pintura de Magritte representava a linha tênue entre individualidade e associação de grupo.
Para a recriação, Pejac fotografou a si mesmo em roupas escuras e traçou a imagem em um papel na tela do computador. Depois, ele cortou o desenho e o reproduziu na janela, organizando todas as silhuetas.
O artista espanhol deseja influenciar um movimento global que inspire pessoas a interagirem com ambientes urbanos e paisagens que vêem de suas janelas durante a quarentena. Para isso, ele compartilha um tutorial passo a passo, mostrando como reproduzir seu trabalho lúdico.
“Eu sempre acreditei que todo mundo tem um artista dento de si e que, se você lhes der uma boa razão, serão capazes de fazer coisas maravilhosas e, nesses dias estranhos de confinamento global, acredito que a criatividade pode ser uma das melhores terapias para combater a ansiedade e o tédio”, diz o artista.
O truque é ser criativo e engenhoso, explorar a imagem que se vê da janela e encontrar maneiras de transformar uma imagem mundana em cena animada. E quando você for compartilhar nas redes sociais o resultado da sua arte, use a #stayhomepejac.
Acompanhe o Pejac no Instagram para se inspirar com mais imagens criativas interagindo com o mundo lá fora.