O designer gráfico italiano Emanuele Abrate revela para nós quais são as fontes de famosos logos em uma recente galeria de imagens publicadas por ele, um projeto chamado de Logofonts.
Na arte dele, vemos os conhecidos logos de seriados, camisetas, tênis, marcas em geral que vemos todos os dias, com o nome da fonte ao invés da empresa ou marca.
Ele disse em uma entrevista que teve essa ideia de forma bem espontânea, passando por perguntas frequentes feitas por designers gráficos na web. Ele percebeu que uma das dúvidas mais comuns era qual fonte era usada. Foi quando ele decidiu criar um projeto que respondesse a essa pergunta de forma simples e imediata.
Emanuele diz que muitos logotipos famosos usam tipografia personalizada projetada do zero e que seu objetivo é descobrir qual fonte é usada como base e depois modificá-la para obter o resultado final.
“Para isso, faço uma pesquisa consultando os manuais das marcas e comparando visualmente a fonte original com o logotipo. Também costumo usar ferramentas como ‘whatthefont’. Sempre tento ser o mais preciso possível”, disse o designer.
Isso significa que as fontes que são reveladas nas imagens nem sempre condizem com como elas são usadas exatamente. Há sempre uma modificação ou outra que são feitas para tornar cada um dos logotipos originais.
Emanuele dá alguns conselhos para aspirantes a designers gráficos:
“Você quer expressar luxo? Então é melhor uma fonte serif ou um script elegante. Você quer expressar inovação? Então, uma tipografia sem serifa e neutra pode ser a escolha certa. ”
Ele também acrescentou que o maior erro que uma marca pode cometer ao escolher a fonte é confiar em seu próprio gosto ou no gosto do cliente.
“Adoro o Futura, mas quando desenho coloco os meus gostos pessoais de lado a favor do conceito que pretendo valorizar”, afirma a designer.
Quais as fontes de famosos logos
Veja mais sobre arte!