A trilha sonora é a voz da história dentro de um filme; ela pode eternizar um longa através do tempo. As músicas de Ennio Morricone para os filmes de faroeste são exemplos de como a música penetra no imaginário do público de tal maneira que ela funciona como o gatilho da memória de um filme já assistido.

Morricone começou sua carreira tocando trompete em bandas de jazz na década de 40. Em 1955, começou a escrever composições para cinema e teatro. Em 1964, estreou com o clássico “Por Um Punhado de Dólares”, primeiro filme do cineasta italiano Sergio Leone, responsável por dar prestígio ao gênero “Spaghetti Western”, ou “Faroeste Espaguete”.

Leone e o compositor eram amigos de infância e trabalharam juntos até o fim da vida do diretor, que faleceu em 1989, enquanto eles trabalhavam no projeto do longa Stalingrado.

Tamanha era a sintonia entre os dois, que Morricone escrevia as partituras antes mesmo que o diretor começasse a criar o roteiro do filme. Dessa maneira, a música embalava a interpretação dos atores nos sets de filmagens. Isso pode explicar porque o roteiro e a trilha sonora dos clássicos de Leone são obras indissociáveis.

Esta verdade está em filmes como Por Uns Dólares a Mais (1965) e Era Uma Vez no Oeste (1969). Mas a mais profunda de todas está em Três Homens Em Conflito (1966), que é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história do cinema.

Ao longo da vida, Morricone desenvolveu composições para mais de 70 filmes premiados. Participou de todos os filmes do diretor Giuseppe Tornatore, com destaque para o memorável Cinema Paradiso.

Marcou trilhas sonoras nos mais diversos gêneros do cinema, como ficção científica e terror; trabalhou com John Carpenter e Dario Argento. Suas composições também estão em longas do cinema francês, como o drama Intocáveis.

A última parceria de sucesso entre Morricone e um diretor de cinema foi com Quentin Tarantino, em Os Oito Odiados (2016), filme pelo qual o compositor ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Ennio Morricone faleceu no dia 6 de julho de 2020, aos 91 anos.

Conheça mais sobre o papel fundamental de Morricone no gênero faroeste com a playlist do site Open Culture, que reuniu 120 composições clássicas.

As composições de Ennio Morricone para os filmes de faroeste


Leia mais sobre Cinema e TV!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin