O site PrettyFamous.com reuniu em uma lista as músicas mais populares dos últimos 77 anos, na qual cada música escolhida foi a que mais bombou em determinado ano.

As músicas foram selecionadas de acordo com avaliações da Billboard, que determina qual música passou mais semanas em primeiro lugar a cada ano.

É uma retrospectiva fascinante, que mostra a evolução dos gostos musicais que levaram determinadas músicas ao primeiro lugar das mais tocadas. Também é de se reparar como em cada ano, parece que determinado estilo precede outro, dando origem ao gosto musical que será mais ouvido no ano seguinte.

Começando por Tommy Dorsey, trombonista e trompetista apelidado de “o cavalheiro sentimental do swing”, que combinava aspectos diferentes do Swing, e quando formou sua banda com grandes músicos do Jazz, se estabeleceu como a música mais popular dos EUA no fim da década de 40 e começo da década de 50.

Nos anos 40, os grandes nomes que faziam parte da Swing Era, como Tommy Jorsey, Jimmy Jorsey e Glenn Miller estiveram no topo anos consecutivos, respectivamente. Na época, também é notável a forte presença do Jazz e Blues.

Com o fim da Swing Era, em meados da década de 50,  Pérez Prado, compositor cubano e maior expoente do Mambo, aparece no top, em 1955. Em sequência, Elvis Presley traz o rockabilly para o topo dois anos consecutivos.

No início dos anos 60, o Rythm, Blues e Soul são os estilos mais ouvidos, através de nomes como Bobby Lewis e Ray Charles. Até que, em 1964, os Beatles alucinam uma legião de fãs com “I Wanna Hold Your Hand”.

Simon and Garfunkel chegam com “Bridge Over Troubled Water”, inaugurando a década de 70, que teve Three Dog Night dois anos consecutivos como o mais ouvido, com seu rock com raízes do R&B. O top da década foi marcada pelo new wave de The Knack e o romantismo do Bee Gees e Rod Stweart.

Blondie marca o início da década de 80 com “Call Me”, que apresenta uma maior diversidade de gêneros na rádio: Diana Ross, Lionel Richie, Paul McCartney, The Police, Prince, Dionne Warwick, Bon Jovi e Steve Winwood.

A partir de 1990, com Mariah Carey no topo, o Hip-Hop, R&B, Rap, Reggaeton e Pop se estabeleceram como número um entre os ouvintes, e parece que nunca mais vai deixa-lo. Em 2017, a mais tocada foi “Despacito”.

Bem, parece que ficaram algumas lacunas nessa lista… por exemplo, onde está Michael Jackson, que está no #1 em 1983 com “Thriller”, 1987 com “Bad” e em 1991 com “Dangerous”?

As músicas mais populares dos últimos 77 anos

https://youtu.be/bAsmNoOQbko

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin