Capturar o brilho atmosférico da Estação Espacial Internacional (ISS) pode ser um desafio, e conseguir a foto perfeita do Cometa A3 exige ainda mais paciência e sorte. Os astronautas Matthew Dominick e Don Pettit estavam no lugar certo para fotografar esse fenômeno celestial.

“Cometa sobe acima do horizonte pouco antes do nascer do sol orbital, entre auroras e satélites girando. Timelapse composto por imagens de 1/4s, 50mm, f1.2, ISP 6400 reproduzidas a 30fps.” — Matthew Dominick (@dominickmatthew), 29 de setembro de 2024.

Este cometa pode ser rastreado até a Nuvem de Oort, que é uma enorme concha esférica que envolve nosso sistema solar. Quem está no hemisfério sul já teve a chance de ver o Cometa A3, mas entre 27 de setembro e 2 de outubro, ele será visível no leste do hemisfério norte logo antes do nascer do sol, e novamente entre 12 e 30 de outubro.

“É incrível ver um cometa do espaço. A perspectiva de ver o cometa subindo através da atmosfera é verdadeiramente única do nosso ponto de vista. A cauda do cometa ainda está muito fraca para ser vista a olho nu, mas está se aproximando do Sol e ficando mais brilhante a cada dia,” disse Pettit.

Veja mais sobre ciência!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin