Em colaboração com a estilista e consultora de Bermudas, Shiona Turini, a Barbie celebra a beleza da mulher negra com uma nova coleção que combina moda, arte e cultura.
“Eu cresci obcecada com a Barbie e, embora ela fosse um dos meus primeiros ícones da moda, lembro-me claramente de procurar nas prateleiras uma boneca que se parecesse comigo e aparecer de mãos vazias”, diz Turini.”
Apesar da marca de bonecas ter sido lançada em 1959, a primeira Barbie negra surgiu apenas em 1980 – em um vestido branco e com cabelos afro.
Turini decidiu homenagear esta Barbie, reintroduzindo-a na nova linha. Ela também adicionou um monte de bonecas novas à coleção, estilizadas para celebrar a diversidade da cultura negra.
Estas bonecas de Turini apresentam uma variedade de tons de pele e penteados, que incluem tranças, ondas, afros. Para as roupas, há uma coleção vermelha inspirada na primeira Barbie negra lançada.
Em outra coleção, ela foi influenciada pelas roupas que desenhou para o Queen & Slim, um filme em que trabalhou no ano passado.
“Quando eu trabalhei no filme Queen & Slim, o destaque de ‘heroína’ para mim estava misturando estampas de pele de cobra e tigre no mesmo visual”, diz Turini. “O contraste dos dois padrões subverte completamente as expectativas, e fiquei empolgada ao usar a mesma fórmula em peças como as botas altas da Barbie para quebrar o molde tradicional de bonecas com as quais cresci brincando”.
Abaixo você confere as coleções lançadas pela artista.
Barbie celebra beleza da mulher negra
Veja mais sobre Barbie.