Universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros de papel

Já pensou em uma biblioteca sem livros? Pois é, esta é a ideia da Universidade Politécnica da Flórida, nos Estados Unidos, que inaugurou a primeira biblioteca sem livros de papel. Há 137 mil títulos no acervo, mas todos eles estão em formato digital.

“É uma decisão corajosa avançar sem livros”, disse à agência de notícias Reuters Kathryn Miller, a diretoria de bibliotecas da universidade.

Biblioteca sem livros de papel segue o padrão tecnológico da instituição

A decisão visa refletir ao foco em alta tecnologia da universidade. Todos os livros podem ser acessados por tablets e notebooks dos estudantes, gratuitamente. Além disso, todo o acervo fica acessível em qualquer lugar do campus, pois há internet WiFi em toda parte.

Universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros de papel

Há também um sistema muito interessante para adquirir novos livros. Alunos podem ler um livro de graça pela primeira vez, e quando uma segunda pessoa clica para ler novamente, o arquivo é automaticamente comprado e entra no acervo. “Em vez de o bibliotecário colocar livros que eu acharia relevantes na estante, os estudantes é que estão escolhendo”, disse Kathryn.

A instituição tem um orçamento de US$ 60 mil (cerca de R$ 140 mil) para comprar livros digitais.

Esta nova biblioteca, porém, aceita livros de papel de outras universidades e trocas entre alunos. Além disso, todos os bibliotecários trabalham para ajudar as pessoas a lidar e organizar os livros digitais.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin