Este incrível vídeo mostra a icônica música Blue Monday tocada com instrumentos antigos dos anos de 1930, em que o pessoal da Obsolete Orkestra realiza a apresentação.

A produção do clipe é excelente, desde a filmagem, luzes, enquadramento, até a qualidade sonora e a representação da época.

A música Blue Monday do New Order foi lançada em 7 de março de 1983, e seu groove eletrônico inovador mudou a música pop para sempre.

Este vídeo brinca com o fato se a música tivesse lançada 50 anos antes. Uma maneira que nunca ouvimos antes.

Os instrumentos incluem um arco originário da África, um instrumento de percussão da Idade Média, um órgão, serrote musical, copos e muitos outros.

Você pode ver a descrição de cada instrumento logo abaixo do vídeo, de acordo com as informações publicadas no site da BBC – quem criou este projeto.

Blue Monday tocada com instrumentos antigos

Saiba mais sobre os instrumentos

Arco de Diddley

Um instrumento caseiro de uma corda, que se acredita ter se originado na África e ser popular no extremo sul, é essencialmente uma corda presa a um pedaço de madeira, usando uma garrafa como uma ponte móvel. O pioneiro do R&B, Bo Diddley, dá nome ao instrumento.

Dulcimer martelado

Um instrumento de percussão com cordas sobre uma caixa de ressonância trapezoidal, atingido por pequenos martelos. Versões do instrumento estão em uso em todo o mundo desde pelo menos a Idade Média.

Harmônio

Popular nas igrejas da aldeia e Ivor Cutler, o harmônio, ou órgão de bomba, usa foles para gerar seu som. Foi patenteado pela primeira vez por Alexandre Debain em 1840.

Cítara

O famoso som do tema de “O Terceiro Homem”. O mais antigo instrumento de cítara sobrevivente é o guqin chinês, datado de 433 aC.

Serrote Musical

Um serrote adaptado ou especialmente feito que é capaz de um som contínuo, criando um similar ao Theremin eletrônico. Famosos que tocaram incluem Marlene Dietriech, que usou para entreter as tropas durante a Segunda Guerra Mundial.

Taças que Cantam

Criado pela primeira vez em 1741 por Richard Pockrich, o Pink Floyd as usou no famoso Shine On You Crazy Diamond em 1978. A rainha do instrumento é Gloria Parker, que era a líder de uma banda só de garotas e virtuosa em marimba e órgão.

Theremin

Inventado por Leon Theremin em 1919, o primeiro e único instrumento que pode ser tocado sem o tocar consiste em duas antenas: uma que controla o volume e a outra para controle. Foi usado com grande sucesso em filmes de ficção científica como “O Dia em que a Terra Parou”.

Piano Preparado

Estes têm sido usados desde a década de 1920 em várias formas, mais notoriamente por compositores de vanguarda que variam de John Cage a Brian Eno.

Tambor de Fenda

O tambor de fenda, tambor de língua ou tambor de log é um dos primeiros instrumentos musicais, com exemplos pré-históricos encontrados na África, Indonésia e América do Sul. A versão tocada pelo Orkestra Obsolete foi feita por Angus McIntyre usando madeiras africanas.

Dulcitone

Um instrumento de teclado raro que usa garfos de ajuste em vez de seqüências de caracteres. Foi projetado em Glasgow por volta de 1900 e, além de seu som encantador, sua principal vantagem era a portabilidade, por isso era popular entre os missionários na África.

Outros Instrumentos

O pequeno kit de bateria, contrabaixo e banjo-uke (este data de 1910) seria a base padrão para qualquer pequena banda de dança de cerca de 1915-1930. Os efeitos musicais foram feitos usando um registro de 78rpm riscado, um Theremin e um eco de fita de bobina a bobina.

Veja mais sobre música!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin