O físico e entusiasta de tecnologia Sebastian Staacks transformou um pedaço da história dos videogames em uma charmosa cabine fotográfica para o casamento do seu primo. Usando a icônica Game Boy Camera de 1998, ele criou uma experiência divertida e cheia de nostalgia que encantou os convidados com fotos em estilo pixelado, tudo em clima de festa e memória afetiva.
Essa não é a primeira vez que Staacks monta uma cabine personalizada para eventos familiares, já foram cinco ao todo, incluindo a do próprio casamento. Para essa ocasião especial, ele apostou na paixão do primo por games antigos e elegeu o Game Boy Camera como o destaque da vez. O sensor monocromático tem resolução mínima, apenas 0,014 megapixels e 128×112 pixels, mas é justamente essa estética lo-fi que dá charme ao projeto.

A montagem gira em torno de um Game Boy Pocket azul, versão mais compacta do portátil da Nintendo, acoplado à câmera original da infância de Staacks e preso a um tripé. A engenhoca captura fotos e pequenos vídeos, enquanto uma câmera Sony a6400 grava tudo em alta qualidade no mesmo ângulo, gerando imagens nítidas para a montagem final do vídeo do casamento. E como cereja do bolo retrô, uma Game Boy Printer imprime tiras de fotos em papel térmico, do jeitinho que era feito nos anos 90, para que os convidados levem suas lembranças para casa.
Todo o sistema é orquestrado por um Raspberry Pi 4, minicomputador que roda um script em Python para coordenar câmeras e impressora com precisão. Como a Game Boy Camera não foi feita para gravar vídeo, Staacks precisou de uma solução criativa: o GB Interceptor, um microcontrolador que ele mesmo desenvolveu em 2022 e que converte o sinal da câmera para funcionar como uma webcam. Assim, ele conseguiu registrar vídeos curtos com a estética pixelada do Game Boy.
Durante a festa, os convidados se aproximavam da cabine e tinham cinco segundos para tirar três fotos e gravar um vídeo. As imagens iam direto para a impressora do Game Boy, garantindo uma lembrança imediata e cheia de estilo, enquanto a Sony capturava o momento em alta definição. Staacks também criou uma placa personalizada que permitia mostrar ao vivo o que a Game Boy Camera estava vendo, transformando cada convidado em um avatar pixelado de 128×112 pixels na telinha.



Veja mais sobre mundo geek.