Músicos estão transformando cantos de pássaros ameaçados de extinção em música eletrônica. O projeto tem como objetivo salvar os sons das espécies e apoiar financeiramente ONGs de proteção de vida selvagem.

Idealizado pelo DJ e compositor inglês Robin Perkins, o projeto teve início em 2015.

“Todo o projeto nasceu dessa ideia de capturar os cantos de pássaros ameaçados de extinção e desafiar músicos a fazer uma música deles, e assim tentar casar esses mundos de ativismo de conservação, canto dos pássaros e música eletrônica”, diz Perkins.

Perkins reúne músicos de diferentes países para combinar suas próprias batidas eletrônicas aos cantos dos pássaros. O primeiro álbum lançado foi o A Guide to the Birdsong of South America, centrado em artistas e espécies de aves da América do Sul.

Para o mais recente álbum A Guide to the Birdsong of Mexico, Central America, and the Caribbean, Perkins convidou músicos de diferentes nacionalidades para representarem espécies da América Central.

A regra é sempre a mesma: utilizar sons de espécies de determinada região que estejam sob ameaça de extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Dentre as espécies que participam do álbum estão o Papagaio-de-bico-grosso, encontrado no México; Pássaro-gato-preto, encontrado na península de Yucatan, no México, e Megascops barbarus, comum do México e Guatemala.

A renda das vendas do álbum novo está sendo direcionada para três projetos de conservação de aves ameaçadas. Você pode apoiar a causa comprando o álbum no Bandcamp. Também há a opção de comprar gravuras dos pássaros que têm seus cantos gravados nos álbuns, feitas pelo ilustrador Scott Patridge.

Ouça a música criada com a participação do Pássaro-gato-preto, no player abaixo.

Cantos de pássaros ameaçados de extinção viram música eletrônica


Leia mais sobre Ciência!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin