No projeto “Visual Sounds of the Amazon 2”, o artista australiano Andy Thomas transforma o canto de pássaros da Amazônia em animações abstratas. O curta-metragem foi baseado em gravações que o artista realizou durante uma viagem à floresta em 2016.

Espécies que fazem da Amazônia seu lar têm seus cantos representados em renderizações hipnóticas. As vibrações dos sons criam artes vibrantes e distorcidas.

Cada canto explode as cores de suas respectivas espécies e emana alguma força, como névoas ou espirais que dançam de acordo com a intensidade e vibração de cada som. É fascinante como as ondas sonoras reverberam em distâncias, formas e tons diferentes.

Dentre as espécies está a araponga-da-amazônia, o pássaro que canta mais alto e emite um som metálico, cujo canto é representado, na animação, em sua cor branca através de uma névoa que explode em pelas extremidades.

O artista é empenhado em projetos que exploram a intersecção entre tecnologia e natureza. Ele vê “os computadores como uma hiper extensão da evolução”.

“Os seres humanos estão mudando a biodiversidade do mundo natural e gradualmente substituindo-o por versões digitalizadas, como ecos do passado. Fico fascinado com a ideia de gerar arte digital que faça referência à beleza e complexidade da natureza. Espero que esta peça incentive as pessoas a pesquisar as muitas variedades surpreendentes de pássaros que chamam a Amazônia de lar e percebam o quão frágil e importante esse lugar é para todos nós”, disse o artista.

Dessa maneira, através do “Visual Sounds of the Amazon 2”, o artista deseja conscientizar a nós brasileiros sobre a importância de proteger a biodiversidade da Amazônia, que está sob ameaças constantes e contínuas de desmatamento.

“Esta série é dedicada ao povo do Brasil e ao ecossistema de uma das florestas mais incríveis do mundo”, diz o artista.

Assista ao curta no player abaixo.

Cantos de pássaros da Amazônia em animações abstratas


Leia mais sobre Curtas e Animações!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin