Cientistas descobriram um modelo de cartilagem artificial para o joelho que podem substituir com eficácia membros lesionados ou com desgaste natural do envelhecimento.
A cartilagem não pode se recuperar automaticamente, mas um novo material pode ser capaz de substituí-la. A chave para isso seria um hidrogel forte e flexível o suficiente para sobreviver ao uso contínuo que ela sofre enquanto amortece os joelhos, relata o ScienceAlert.
Se o material for aprovado para uso clínico, ele poderá apresentar uma alternativa para cirurgias de substituição do joelho muito mais invasivas – e geralmente que envolvem uma curta duração de reparo.
“Nos propusemos a produzir o primeiro hidrogel com propriedades mecânicas da cartilagem”, disse o químico da Duke University, Ben Wiley, em comunicado à imprensa.
Do que é feita esta nova cartilagem artificial para o joelho
O gel consiste em uma malha de tecido com três materiais diferentes que ajudam a manter sua forma após ser esticada, dobrada e esmagada.
Por causa dessas camadas, o gel foi capaz de suportar testes, incluindo ser esmagado por um peso de 45 Kg, puxado e esticado 100.000 vezes e esfregado contra a cartilagem natural um milhão de vezes, de acordo com pesquisa publicada na revista Advanced Functional Materials em junho.
O hidrogel era tão resistente quanto a cartilagem natural e, mais do que um material sintético que já é usado em algumas cirurgias.
Levaria ao menos três anos para que a equipe possa realizar os testes em laboratório mais completos, e conseguir a aprovação regulatória que permitiria que o gel fosse usado em um ambiente clínico.
O ScienceAlert relata que a equipe ainda não sabe se o material é tóxico para as células, mas espera começar a experimentar com transplantes de animais em breve.
Isso pode resultar em grandes benefícios para a medicina, especialmente para pessoas com problemas no joelho, algo muito comum e recorrente quando ficamos mais velhos.
Veja mais sobre ciência!