Células solares semitransparentes, desenvolvidas por pesquisadores do Instituto Coreano de Pesquisa de Energia (KIER), têm o potencial de transformar janelas em dispositivos de captação de energia.
Durante os testes iniciais, essas células solares de alcançaram uma eficácia de 21,68 %, mantendo mais de 99% dessa eficiência após 240 horas de operação.
Para fabricar as células solares semitransparentes de perovskita, os pesquisadores substituíram os eletrodos metálicos convencionais, que tornam as células solares opacas, por eletrodos transparentes, permitindo a passagem de luz.
Durante esse processo, partículas de alta energia são produzidas, o que pode degradar o desempenho da camada de transporte de carga. Esse problema é contornado pela deposição de uma camada de óxido metálico que atua como um amortecedor entre a camada de transporte de carga e a camada de eletrodo transparente.
“Este estudo marca um avanço significativo no campo, pois investiga o processo de degradação que ocorre na interface entre o composto orgânico e a camada de amortecimento de óxido metálico, algo exclusivo das células solares semitransparentes de perovskita. Nossa solução é facilmente implementável e demonstra um grande potencial para futuras aplicações das tecnologias desenvolvidas”, afirmou o Dr. Ahn SeJin, líder da pesquisa no Departamento de Pesquisa Fotovoltaica do KIER.
De fato, se a pesquisa avançar, seria possível criar pequenos dispositivos como esses para captação de energia solar com eficiência, o que seria um grande avanço.
Veja mais sobre tecnologia!