Este robô aprende receitas depois de ver um vídeo de um chef. Mais precisamente, são oito receitas de salada que ele aprendeu após ver um humano preparando as refeições.

A criação é dos pesquisadores da Universidade de Cambridge, que desenvolveram um robô chef impulsionado por inteligência artificial para esta finalidade.

Grzegorz Sochacki, um candidato a doutorado, e seus colegas filmaram oito receitas simples de salada e, em seguida, utilizaram uma rede neural pública para treinar seu robô chef.

Essa rede neural já estava programada para identificar uma variedade de objetos diferentes, incluindo as frutas e legumes usados nas receitas de salada. O robô analisou cada quadro do vídeo utilizando técnicas de visão computacional e identificou vários objetos, bem como características como uma faca ou ingredientes.

A identificação correta dos ingredientes e das ações do chef humano permitiu que o robô determinasse qual receita estava sendo preparada.

“É incrível o quanto de sutileza o robô foi capaz de detectar. Essas receitas não são complexas – basicamente são frutas e legumes cortados – mas foi realmente eficiente em reconhecer, por exemplo, que duas maçãs e duas cenouras cortadas é a mesma receita que três maçãs e três cenouras cortadas”, disse Grzegorz Sochacki, candidato a doutorado do Departamento de Engenharia de Cambridge e primeiro autor do artigo.

Confira o robô em ação no vídeo abaixo.

Robô aprende receitas de chef

Veja mais sobre tecnologia!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin