A Universidade de Manchester e seus cientistas conseguiram treinar uma aranha para pular por meio de comandos, como parte de um estudo recente focado na família das aranhas saltadoras (que inclui mais de 5.800 espécies).

Por meio de escaneamento em 3D em alta velocidade, foi possível detectar todos os movimentos que uma aranha dessas realiza ao pular – o que permite possivelmente reproduzir a agilidade delas em micro-robôs.

Apesar de ser uma criatura relativamente lenta, este tipo de aranha pode saltar até seis vezes o tamanho de seu próprio corpo enquanto caça, foge de uma ameaça ou para atravessar obstáculos.

Em comparação, um ser humano pode no máximo pular 1,5 vezes o tamanho de seu corpo.

“A força nas pernas na decolagem pode ser até cinco vezes o peso da aranha”, explicou Mostafa Nabawy, o líder da pesquisa. “Isso é incrível e, se pudermos entender essa biomecânica, podemos aplicá-las a outras áreas de pesquisa.”

A aranha treinada, chamada de Kim, faz parte da espécie Phidippus regius, e foi treinada no laboratório da Universidade para pular em diferentes alturas e distâncias.

Eles descobriram que essa raça específica depende de diferentes estratégias para diferentes desafios.

Para distâncias próximas, por exemplo, Kim usou uma trajetória mais rápida e mais baixa que usa mais energia, mas minimiza o tempo de voo. Isso, segundo os pesquisadores, torna o pulo mais efetivo para capturar uma preza.

“Nossos resultados sugerem que, embora Kim possa movimentar as pernas hidraulicamente, ela não precisa da potência adicional da hidráulica para alcançar seu extraordinário desempenho de saltos”, disse o co-autor do estudo, Bill Crowther. “Assim, o papel do movimento hidráulico nas aranhas continua sendo uma questão em aberto”.

Abaixo você confere um vídeo da demonstração de como funciona os saltos de Kim, assim como uma espécie de robô criado pelos pesquisadores para reproduzir a ação da aranha.

Cientistas conseguem treinar uma aranha para pular

Leia o estudo completo (em inglês), aqui.

Veja mais sobre ciência!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin