Cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia desenvolveram um polímero que se desintegra em alguns minutos depois que são expostos a raios UV do sol.

O material foi transformado em um planador de asa rígida e um tecido de paraquedas semelhante a nylon para entrega pelo ar a distâncias de 160 quilômetros ou mais. Também poderia ser usado algum dia em materiais de construção ou sensores ambientais.

“Esse não é o tipo de coisa que se degrada lentamente ao longo de um ano, como os plásticos biodegradáveis com os quais os consumidores podem estar familiarizados”, diz Paul Kohl, da equipe que desenvolveu o material. “Esse polímero desaparece em um instante quando você aperta um botão para acionar um mecanismo interno ou o sol o atinge”.

Os polímeros que desaparecem foram desenvolvidos para o Departamento de Defesa, que está interessado em implantar sensores eletrônicos e veículos de entrega que não deixam vestígios de sua existência após o uso, evitando assim a descoberta e aliviando a necessidade de recuperação do dispositivo.

Infelizmente, o projeto é destinado para uso militar. No entanto, pode ser que se desenvolva para se tornar algo a ser usado como benefício ao meio ambiente.

Quem sabe não possam criar garrafas e embalagens com este tipo de tecnologia no futuro? O planeta agradece.

O polímero que se desintegra

Veja mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin