Pesquisadores da Universidade de Richmond treinaram ratos para dirigir carros em busca de recompensas em forma de cereais Froot Loop.

Eles construíram um minúsculo carro com um recipiente de plástico transparente sobre rodas, com piso de alumínio e três barras de cobre funcionando como volante.

Cientistas treinaram ratos para dirigir carros em miniatura

Quando um rato ficou no chão de alumínio e agarrou as barras de cobre com as patas, eles criam um circuito elétrico que impulsiona o carro para a frente. Tocar na barra esquerda, central ou direita conduz o carro em diferentes direções.

A equipe incentivou os ratos a melhorarem suas habilidades de direção colocando as recompensas em pontos cada vez mais distantes ao redor da arena.

“Eles aprenderam a navegar no carro de maneiras únicas e se envolveram em padrões de direção que nunca haviam usado para chegar à recompensa”, diz Lambert.

Os cientistas também descobriram que os ratos aprenderem a dirigir diminuiu o nível de estresse dos roedores. A expectativa é que isso ajude a desenvolver novas formas não farmacêuticas para tratamento de doenças mentais.

Certamente os ratos são criaturas mais inteligentes do que imaginamos. Douglas Adams já suspeitava disso, já que em sua obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, os ratos são os criadores da Terra.

Abaixo você confere um vídeo do projeto.

Pesquisadores treinaram ratos para dirigir carros

Veja mais sobre ciência!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin