O circo alemão Circus Roncalli tem mostrado como hoje o espetáculo circense pode unir a grandeza dos animais selvagens e seus truques com novas tecnologias. Hologramas estão tomando o lugar de animais nas apresentações por onde o circo passa.
Para entreter seu público, o circo utiliza 11 projetores de hologramas 3D para representar os truques tradicionais que animais realizavam em performances nos circos antigamente.
A ideia é mostrar como o público pode ter o mesmo, e até um espetáculo maior, com ferramentas tecnológicas à mão e muita criatividade.
Em meio a uma música animada e show de luzes, elefantes aparecem no centro do palco e ficam pé para saudar a multidão. Alguns minutos depois, quatro cavalos surgem galopando e pulam entre os anéis. Um enorme peixe ainda aparece flutuando pelo local.
Esse é um gostinho do que acontece nas apresentações de Circus Roncalli, um local onde os animais não precisam ser explorados e estarem expostos aos maus tratos dos bastidores para o puro entretenimento humano.
Fundado em 1979, o circo deixou de utilizar animais em seus shows gradualmente a partir de 1990. O novo espetáculo tem sido apresentado desde o ano passado, após a parceria com a Optoma, companhia que desenvolveu os projetores holográficos.