O conceito de carro compacto elétrico para cadeirantes chamado de “Ami for All”, da Citroën, é muito interessante. Graças a uma porta larga com abertura oposta no lado do motorista, é possível que cadeirantes tenham fácil acesso ao veículo.
O ângulo da dobradiça da porta foi aumentado para permitir que você posicione uma cadeira de rodas paralela ao compartimento do lado do passageiro após abrir a porta do motorista, enquanto uma prateleira removível e retrátil pode ser desdobrada para facilitar o acesso à posição de direção.
A energia é fornecida por um único motor elétrico de 6 kW que gera 8 hp, conectado a uma bateria de íon-lítio de 5,5 kWh que oferece autonomia de 43 milhas com uma carga completa.
O motorista possui uma alavanca no volante para facilitar a aderência e, em vez de pedais padrão, foi adicionada uma alavanca mecânica para controle manual do acelerador e do freio, que pode ser puxada ou empurrada.
“Ami for All está perfeitamente alinhado com a filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática para o acesso à mobilidade para todos. O Ami reintroduziu a facilidade de movimento em microviagens e deu mais independência a adolescentes, idosos e àqueles sem carteira de motorista. Estamos encantados em apresentar essa solução técnica para apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência e estamos trabalhando para tornar este projeto viável a curto prazo”, disse Thierry Koskas, CEO da Citroën.
Este conceito ainda não foi lançado no mercado, e infelizmente não tem qualquer previsão de chegar ao Brasil – mesmo que saia do papel.
De qualquer forma, é um projeto muito interessante!
Confira o vídeo do projeto, abaixo.
O compacto elétrico amigável para cadeirantes da Citroen
Veja mais sobre tecnologia!