Leonardo da Vinci é conhecido mundialmente por suas invenções e artes, mas ele também criou incríveis mapas – como o da cidade de Imola, na Itália.
Este mapa, visto de cima como se fosse feito Google Maps, é bastante preciso, mas na época em que foi criado, em 1502, não havia nada próximo de um satélite.
Da Vinci usou a tecnologia (com instrumentos de medição e análise de espaço) e também a sua própria imaginação para desenvolver esta arte.
Seu mapa inicial ajudou o político italiano Cesare Borgia a construir uma ideia da cidade de Imola que era muito mais precisa do que a maioria dos mapas contemporâneos.
Ele conseguiu este feito através do uso de medidas cuidadosas de ângulos e de distâncias usando um hodômetro primitivo, e conseguiu criar um mapa que estava muito próximo de ser preciso.
Trata-se de um mapa “icnográfico”, e representou um passo a frente na descrição de como os mapas poderiam funcionar para representar a geografia.
Embora seja marcado por algumas imprecisões, para a época era incrivelmente preciso, e isso ajudou a impulsionar a arte de mapas. O Imola de Leonardo continua sendo, até hoje, um guia muito útil para a cidade.
No vídeo abaixo você confere um pouco de como foi a confecção deste mapa.
O mapa de satélite de Leonardo da Vinci
Veja mais sobre arte!