E se Yoda falasse normalmente, com a linguagem correta e na ordem? É isso que o pessoal do canal Chewie’s Meme Town imagina em alguns vídeos publicados no YouTube.

Em vez de sua sintaxe desequilibrada usual ao se comunicar com outras pessoas em diferentes episódios da série, vemos como ficaria essas cenas se ele pronunciasse tudo da forma correta. E, como notamos, soaria estranho.

A razão pela qual a fala de Yoda soa estranha para aqueles que falam inglês (e a maioria das outras línguas) é que a língua inglesa segue a ordem gramatical de sujeito, verbo e objeto (“A mente de uma criança é verdadeiramente maravilhosa”). A fala de Yoda segue a ordem gramatical do objeto, depois do sujeito, depois do verbo (“Verdadeiramente maravilhosa a mente de uma criança é”. Embora a frase faça sentido em ambos os casos, a última forma soa estranha.

“Este é um dispositivo inteligente para fazê-lo parecer muito estranho”, disse Geoff Pullum, professor de lingüística da Universidade de Edimburgo. “Você tem que fazer algum trabalho para perceber que seu ‘Muito a aprender, você ainda tem’ significa ‘Você ainda tem muito a aprender’.” Existem outros exemplos fictícios de personagens que falam como Yoda. Bowyer, do jogo de Super Nintendo de 1996, Super Mario RPG: A Lenda das Sete Estrelas, diz coisas dessa forma. Mas e no mundo real? “Surpreendentemente, existem muito poucos idiomas – parece estar em um único dígito – que usam OSV como sua ordem básica ou normal”, Pullum disse. “Pelo que eu sei, eles ocorrem apenas na região da Amazônia no Brasil: são línguas indígenas sul-americanas. Um caso bem descrito é uma língua chamada Nadëb.”

Confira os vídeos abaixo.

E se Yoda falasse normalmente?

https://youtu.be/zMR0Hlzkb9Q
https://youtu.be/iLJtKM3iUNQ

Em seguida, a cena original.

Veja mais sobre Yoda!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin