Não é segredo que o Twitch, assim como qualquer rede social, é tomada de robôs que criam seguidores falsos para as contas. Eis que a empresa resolveu fazer vista grossa e banir essas contas, e o resultado foi que contas famosas no Twitch perderam milhões de seguidores após este movimento.
A empresa Twitch disse em um comunicado:
“Temos monitorado o aumento do engajamento falso no Twitch e identificamos mais de 7,5 milhões de contas que quebram nossos TOS por follow-botting e view-botting”, escreveu a empresa no Twitter. “Estamos tomando medidas em relação a essas contas e agradecemos todos os relatórios sobre o assunto. A maioria dessas contas foi detectada por meio de tecnologia de aprendizado de máquina contínua, que continuará a melhorar e a operar no futuro. Nós nos envolvemos na aplicação da lei quando necessário, incluindo ações legais.”
Vale lembrar que em 2018, a empresa ganhou um processo contra dois vendedores de viewbot, com um juiz ordenando que eles pagassem ao Twitch um total de US$ 1,3 milhão.
Muitas contas pequenas revelaram ter perdido dezenas ou até centenas de seguidores. Porém, a surpresa fica para algumas contas grandes.
Algumas contas famosas no Twitch perderam milhões de seguidores
Nos últimos dias, uma conta bem conhecida chamada Félix “xQc” Lengyel sofreu uma perda de 2,6 milhões de seguidores. Ele ainda tem 5,5 milhões, mas certamente é uma enorme queda.
Vale lembrar que “xQc” também é protagonista de várias polêmicas, incluindo ser banido de torneios por trapacear.
O veterano streamer Chance “Sodapoppin” Morris acabou sofrendo uma queda ainda mais abrupta, passando de 6,5 milhões de seguidores para 3,4 milhões nos últimos dias. Quase metade de seus seguidores simplesmente desapareceram.
Outros grandes nomes como Tyler “Ninja” Blevins, Michael “Shroud” Grzesiek, Raúl “Auronplay” Genes e Ali “Myth” Kabbani perderam cada um centenas de milhares de seguidores.
Alguns streamers inclusive ficaram com medo de serem punidos por isso. Mas a empresa disse que não seria o caso:
“Lamentamos muito que você tenha passado por isso”, disse a empresa no Twitter em resposta a um streamer que foi bombardeado por milhares de bots. “Não punimos os usuários que são vítimas de ataques de bot, então não precisa se preocupar.
Seguidores falsos não fazem muita coisa; eles mal participam do bate-papo e, quando o fazem, é um spam desagradável e sem sentido. Porém, podem contar como “popularidade” falsa para os donos das contas. O que gera, por exemplo, a possibilidade de uma conta cobrar mais pelos seus serviços, gameplays, propagandas.
Veja mais sobre games!