Roger Rabbit está pronto para deixar a sombra da Disney e começar uma nova fase. O autor Gary K. Wolf, criador do famoso coelho atrapalhado, conseguiu recuperar os direitos de adaptação da obra graças às leis de copyright dos Estados Unidos, que permitem que autores retomem a posse de suas criações 35 anos após cederem os direitos originais.
Embora a Disney ainda detenha o controle sobre o filme Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), assim como as marcas registradas e todo o material de marketing, Wolf agora é livre para desenvolver novos projetos baseados nos personagens e no universo que criou no livro Who Censored Roger Rabbit?, de 1981.
Em entrevista ao site ImNotBad.com, o escritor confirmou a mudança e revelou seus planos para uma nova produção ambientada em Toontown: uma série de mistério com 12 episódios. Segundo ele, o processo de retomada dos direitos foi tranquilo, apesar das expectativas de possíveis disputas legais. “Agora tenho de volta todos os meus personagens, todos os meus livros. Posso basicamente fazer meus próprios projetos de Roger Rabbit”, disse Wolf. “Achei que seria um processo complicado, mas foi tudo muito civilizado e direto.”
A situação marca uma virada importante na história da franquia, que há décadas enfrenta obstáculos para sair do papel em novas adaptações. A produção original foi uma parceria entre a Disney e a Amblin Entertainment, de Steven Spielberg, o que fez com que os direitos sobre o filme ficassem presos em um emaranhado de contratos. O que Wolf recuperou agora são os direitos literários, ou seja, ele pode criar novas versões de Roger Rabbit, desde que não use elementos visuais e marcas pertencentes à Disney.
Essa reviravolta vem logo após o diretor Robert Zemeckis, responsável pelo longa de 1988, afirmar que uma sequência com o selo Disney era improvável, citando preocupações do estúdio com o personagem Jessica Rabbit e os padrões mais rígidos de “segurança de marca” adotados nos últimos anos.
Com a volta dos direitos para as mãos de seu criador, o caminho parece finalmente aberto para que Roger Rabbit volte a brilhar, desta vez, fora da gaiola corporativa da Disney e com liberdade total para correr pelas ruas de Toontown novamente.
Veja mais sobre séries e TV!