Cientistas revelaram por meio de um novo estudo que culpar videogames por tiroteios nada mais é do que um ato de racismo.
Basicamente, quando o atirador é branco, os videogames são culpados.
Mas não quando são negros.
Mesmo depois de tantas evidências, muita gente culpa os games violentos para os tiroteios em massa que assolam os EUA quase que diariamente.
Tópicos mais importantes como saúde mental e acesso fácil às armas são ignorados.
Um novo estudo publicado na revista Psychology of Popular Media Culture concluiu que tiroteios em massa perpetrados por brancos são frequentemente atribuídos a videogames, enquanto tiroteios por negros são frequentemente atribuídos a associações estereotipadas com crimes violentos.
Resumindo: como explicamos os tiroteios em massa se resume a estereótipos raciais – e aponta para uma questão racial muito maior na sociedade americana.
A pesquisa analisou mais de 200 mil artigos e notícias publicadas sobre 204 tiroteios em massa nos últimos 40 anos.
A conclusão foi que os veículos de mídia culpam oito vezes mais os videogames quando o atirador é branco.
“Existem muitos de nós por aí que pensam que não temos uma célula racista em nosso corpo, mas ficamos à vontade olhando certas explicações [para a violência] em detrimento de outras”, disse James Ivory, co-autor do estudo e pesquisador na Virginia Tech, disse ao MIT Technology Review.
Os pesquisadores também incluíram 169 estudantes universitários nas pesquisas. Eles leram relatos ficcionais sobre tiroteios e discutiram em entrevistas o que poderia ter causado essas ocorrências.
Estatísticas revelaram que há maior probabilidade em concordar que foram os games quando o atirador era branco.
“Para um homem afro-americano ou latino, não são videogames; é crime no centro da cidade ou violência de gangues, e devemos esperar isso nesses bairros ”, disse Chris Ferguson, professor de psicologia da Universidade Stetson, que trabalhou em uma meta-análise semelhante em 2015, disse em entrevista ao Review. “Mas quando você olha para um garoto branco de um bairro razoavelmente rico, estamos mais inclinados a ver atribuições externas para cometer o crime”, continuou Ferguson. “As pessoas se perguntam: ‘O que faria um bom garoto branco cometer um crime como esse?’ Eles acham que algo os corrompeu.”
Então fica a pergunta: por que o presidente Donald Trump ainda culpa a Internet, as doenças mentais e os videogames em um discurso de agosto, depois que 31 foram mortos em um tiroteio em El Paso, Texas?
Os cientistas que trabalharam nessas pesquisas acreditam que poderia ser apenas uma maneira de distrair o problema real: o controle de armas.
—
Veja mais sobre sociedade