No início da trilogia antiga, pudemos ver Darth Vader dando o comando para que a Estrela da Morte fosse usada para destruir Alderaan. O planeta era o lar de Leia Organa, sua filha e foi devastado bem à sua frente para impedir que os Rebeldes continuassem crescendo pela galáxia. Porém, o que não sabíamos é que ele acabaria arrependido de seu ato e compreendido a monstruosidade do que fez.
Na edição #24 de suas histórias em quadrinhos, Anakin Skywalker relembra o momento como algo que o fez sofrer e refletir se deveria ter agido ali. Na trama também afirmam que o lorde sith também sentiu um grande abalo na Força naquele instante e ouviu os milhões de gritos mortais do desespero. Apesar de parecer inabalável, isso deve ter sido bem difícil para o vilão lidar.
Mudanças em Darth Vader
Apesar de vermos Darth Vader mudar de lado apenas no fim da saga, a HQ mostra que antes mesmo já existia abalo em suas convicções. Ao descobrir que o piloto responsável por destruir a Estrela da Morte era Luke, seu próprio filho e que Padmé faleceu afirmando que existia bondade nele, começou a questionar seus próprios atos e ter sua fé no lado negro da Força abalado. Mesmo que saibamos do fim disso, é bem interessante acompanhar passo-a-passo do que o levou a confrontar Palpatine em O Retorno do Jedi.
Veja mais em Livros e HQ!