Denis Villeneuve deixou claro que não tem interesse em dirigir um filme de Star Wars para Kathy Kennedy, da Lucasfilm.
Em entrevista no podcast The Town, apresentado por Matt Belloni, o diretor revelou que sua paixão por Star Wars acabou há muitos anos. Ele afirmou que, para ele, a franquia mudou radicalmente após o lançamento de O Retorno de Jedi, em 1983.
“Eu era o público ideal. Tinha 10 anos e Star Wars me marcou profundamente. Fiquei completamente fascinado,” explicou Villeneuve. “O Império Contra-Ataca foi o filme que eu mais esperei em toda a minha vida. Assisti inúmeras vezes e fiquei completamente impactado. Amo Star Wars.”
“O problema é que tudo começou a sair dos trilhos com O Retorno de Jedi,” continuou. “Quando eu tinha 15 anos, meu melhor amigo e eu até pensamos em ir a Los Angeles falar com George Lucas, de tanta frustração. Até hoje, os Ewoks me incomodam… o filme virou uma comédia infantil. A saga se tornou algo engessado em sua própria mitologia, quase uma receita pronta, sem surpresas. Por isso, não tenho vontade de fazer um Star Wars. Parece tudo muito rígido e previsível.”
Os comentários de Villeneuve refletem críticas comuns à franquia, mas é difícil não reconhecer a importância de O Retorno de Jedi. Mesmo com os polêmicos Ewoks, o filme ainda supera muitas das produções que vieram depois.
George Lucas tentou reconquistar os fãs com os prelúdios (A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith), mas a recepção inicial foi mista. E, infelizmente, surgiu Jar Jar Binks para ampliar as reclamações.
Apesar disso, há um público fiel aos prelúdios, incluindo figuras como James Cameron e Kanye West. Hayden Christensen, que deu vida a Anakin Skywalker, afirmou recentemente que os prelúdios estão sendo redescobertos e ganhando mais apreço.
O motivo? Muitos fãs estão decepcionados com a trilogia mais recente, lançada pela Disney, a ponto de preferirem revisitar os prelúdios de Lucas por pura nostalgia.
George Lucas também defende seu legado. Em uma publicação recente, The Star Wars Archives 1999-2005, ele declarou que as críticas foram injustas e que sente orgulho do que realizou na franquia.
E você, qual sua ideia sobre os rumos que a franquia Star Wars toma?
Veja mais sobre cinema!