Dia 12 de outubro está chegando, conhecido também como Dia das Crianças, surge como uma boa oportunidade para incentivar a leitura durante a infância e adolescência, presenteando com livros de excelentes autores nacionais.

Além do já conhecido Dez Mil Sóis, de Renan Carvalho, e as obras de Felipe Castilho, com A Ordem Vermelha e O Legado Folclórico, o Nerdizmo preparou algumas novas indicações para quem espera por esse dia para presentear com bons livros.

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Paola Siviero, escritora e roteirista, é nômade no plano real e imaginário, além de ser uma apaixonada por animais. A autora consegue encantar o público de todas as idades com a leitura viciante de A Lenda da Caixa das Almas, uma fantasia fascinante e cheia de reviravoltas. Uma aventura épica sobre autoconhecimento e o poder da amizade.

Sinopse: Um mundo onde humanos e animais dividem uma conexão especial. Um clã secreto que luta contra criaturas malignas e quatro amigos em busca de uma caixa misteriosa, antes que seja tarde demais. Como qualquer outro adolescente, Otto e Theo gostam de imaginar como serão seus animae. Qual animal surgirá para selar seus destinos e acompanhá-los pelo resto da vida quando atingirem a maturidade? Antes que isso possa acontecer, porém, os gêmeos partem em uma de suas habituais caçadas na Floresta Sombria e apenas um deles retorna.

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Anos depois, sem nunca ter perdido a esperança de encontrar o irmão, chega o momento de Theo se embrenhar na floresta à procura de seu anima. A espécie à qual o garoto se conecta surpreende a todos. Mais surpreendente ainda é o fato de Theo não conseguir enxergar seu destino com clareza, como deveria ser. Na calada da noite, um sujeito invade seu quarto e o convida para uma jornada sem volta, longe da família e da vila onde nasceu. Ele fará parte do Clã dos Guerreiros, um grupo secreto que protege o mundo de espectros, monstros e outros males desconhecidos pela maioria das pessoas. Para assumir seu papel, Theo terá de abdicar do passado e do próprio nome. O treinamento será árduo e, além de aprender sobre magia, combate e sobrevivência, precisará desvendar segredos sobre sua origem e outras lendas há muito esquecidas.

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Conheça também o trabalho de Pedro Rhuas, contador de histórias, é escritor, cantor e jornalista, que cresceu entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Suas letras e narrativas contam sobre amores à primeira vista, protagonismo LGBTQIAP+ e as potências de um Nordeste vivo.

Em “Enquanto eu não te encontro“, temos uma história sobre amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens. Com uma voz original e divertida, repleta de referências pop e à cultura do Rio Grande do Norte, o livro de estreia de Pedro Rhuas vai te fazer rir alto e se apaixonar.

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Sinopse: Nenhum encontro é por acaso. A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez. Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?

Se preferir uma história de amor que começa na areia da praia, mas que já estava escrita nas estrelas, “O mar me levou a você“, o último romance de Pedro Rhuas pode ser uma boa alternativa também.

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Sinopse: Amores de verdade não acabam no fim do verão. Nascido em uma lendária família de surfistas, Matias Mendonza sempre esteve ligado ao mar. As ondas são sua bússola quando ele se sente perdido — o que acontece com mais frequência do que sua fama de bad boy deixa transparecer. De volta à praia de Canoa Quebrada para mais uma temporada perfeita no Ceará, ele precisa decidir se seguirá os passos da mãe no surfe profissional ou se trabalhará no Hippie, o charmoso hostel dos pais. Mas, antes que faça sua escolha, o mar tem uma última surpresa: Júlio, o garoto misterioso com quem seu destino se entrelaça quando uma onda enorme os aproxima. Onde Matias é água e fogo, Júlio é terra e ar. Conforme o verão avança, o Universo parece querer unir esses dois opostos a qualquer custo. Só que dar uma chance ao amor é bem difícil quando se tem medo de vivê-lo. Será que esse novo romance pode ser mais que uma história de verão? Se seguirem os sinais, talvez encontrem a resposta… (Obra indicada para leitores a partir de 16 anos.)

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Destinos Cruzados“, da escritora Mirela Paes, é uma boa opção para jovens adultos que estão na fase de se descobrirem e curtirem a vida ao lado dos amigos. Em seus livros a autora sempre retrata mulheres e garotas fortes, com direito a muitas cenas que vão fazer o leitor suspirar.

Sinopse: Sarah Clarck vai cair na estrada e viver a sua maior aventura: se descobrir. Vai tomar decisões importantes sobre seu futuro, se apaixonar verdadeiramente e ter certeza de que é capaz de cumprir qualquer desafio. Sarah sempre foi uma garota tímida e reservada. Mesmo não se sentindo à vontade, era comum estar sob a luz dos holofotes. Seu pai era um famoso diretor de blockbusters, sua mãe, responsável pela curadoria de um dos mais respeitados festivais indies do mundo. Para completar, seu namoro estava em crise e ele era nada menos que o pop star dos filmes teens do momento. Sua melhor amiga? Tinha contracenado com ele no filme que o revelou. É querendo fugir desse meio louco que ela acaba caindo na estrada. O que ela não imaginava era que em pouco tempo acabaria se descobrindo verdadeiramente. Se apaixonaria de verdade e deixaria a artista que tinha dentro dela florescer…

Dia das Crianças com o melhor da literatura nacional

Fernanda Castro, do incrível “Mariposa Vermelha“, que já é uma indicação interessantíssima para jovens leitores, também escreveu “O Fantasma de Cora” para os amantes de histórias de fantasmas, novelas, moda e literatura brasileira.

Sinopse: Em Portomar, tudo que uma moça bem-educada e de saúde frágil pode querer é um casamento adequado. Esse é o sonho de Coralina: romântica, Mister Ícaro é a síntese das suas jovens ambições. Quando a garota morre, logo após a noite de núpcias, sua prima Francine – recém-chegada à capital, e ainda não totalmente aclimatada às regras daquela sociedade – decide descobrir os motivos por trás da morte de Cora, não importam as consequências.

E você? Qual será o seu livro nesse Dia das Crianças? Compartilhe sua lista de leitura e aproveite essas indicações do Nerdizmo para conhecer trabalhos incríveis de autores nacionais maravilhosos, proporcionando os benefícios da leitura como, por exemplo, criação de empatia, aumento do vocabulário, estimula a criatividade, autoconfiança e independência.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin