O documentário Dilema das Redes explora basicamente o porque devemos sair das redes sociais. Assunto que a gente aborda aqui no GEEKNESS há alguns anos, seja por meio de artistas que as criticam por meio de artes satíricas, ou por meio de indagações e argumentos de quem entende do assunto.

Como este documentário explora o poder negativo que as redes trazem para você, seus filhos, família e amigos, consequentemente para a sociedade como um todo, uma boa opção pode ser deixar elas de lado. E talvez usar o seu tempo com mais produtividade, alegria, inteligência e coisas que realmente te satisfaçam. Mesmo porque a satisfação que a rede social traz é totalmente ilusória, e na verdade só gera ansiedade.

Então, que tal pensar em alguma coisa mais interessante para fazer com o seu tempo?

Alternativas para sair das redes sociais

Vamos discorrer sobre diversos tipos de atividades e coisas que você pode fazer para não alimentar esse vício chamado redes sociais, sob diversos pontos de vista e o que pode agradar diferentes tipos de pessoas. Vamos lá!

Ler um livro, ver um filme, seriado ou jogar videogame

Dilema das Redes: Alternativas para sair das redes sociais

Nada como um bom livro, um filme interessante, um seriado que prende você por muitas horas, ou até mesmo jogar um bom game. Essas opções, todas elas, são muito melhores do que ficar interminavelmente rodando o feed de qualquer rede social. Isso porque você vai trabalhar o seu cérebro de forma ativa. Vai consumir arte, vai aprender alguma coisa, vai refletir sobre um conteúdo, vai treinar sua leitura ou vai fazer seu cérebro se exercitar.

São excelentes opções para descontrair e ao mesmo tempo manter a sua cabeça ativa. Até mesmo jogar cartas com amigos e familiares, ou realizar palavras cruzadas por ser mais interessante do que ver uma foto de alguém aleatório que foi não sei aonde no Instagram. Algo que só gera para você ansiedade, ou problemas.

Nós temos publicado aqui no nosso site, por exemplo, uma vasta quantidade de LISTAS DE FILMES, LISTAS DE SÉRIES e LISTAS DE GAMES para você curtir. Todas elas feitas com muito carinho e sob curadoria de quem entende dos assuntos.

Se abastecer de notícias e conteúdo em sites específicos

Se você adquire informações por meio das redes sociais, como notícias ou novidades do que acontece, isso é um péssimo costume. Primeiro porque as notícias que aparecem no seu feed são direcionadas por meio de algoritmos, e só vão englobar determinados interesses específicos. Segundo que você pode estar recebendo uma enxurrada de fake news, e sem saber, repassa para outras pessoas, alimentando o mundo da pós-verdade que as fake news criaram através das redes sociais.

Pensando nisso, para sair das redes sociais pode ser uma boa ideia você selecionar alguns sites específicos ou jornais para se abastecer de notícias. Veja quais mais te agradam e crie uma lista. Ao invés de se apoiar em redes sociais e nas fake news, você tem veículos de credibilidade para ler e se informar.

Que tal ouvir um pouco de música?

Dilema das Redes: Alternativas para sair das redes sociais

Música pode ser um fator extremamente calmante e prazeroso para nós. Podemos dedicar mais tempo em curtir diversos tipos de músicas, ou quem sabe descobrir novas. Não falta serviços hoje em dia que permitem isso, como Spotify, Deezer, Amazon Music ou Youtube Music. Que você pode inclusive usar de forma gratuita caso não ligue para alguns anúncios aqui e ali.

Temos também aqui no site uma área dedicada à música, onde você pode encontrar algumas curiosidades e sons que talvez você se interesse e nunca tenha ouvido falar.

Buscar um Hobby que te agrade

Que tal explorar um pouco mais de opções que podem te agradar, como reviver um antigo hobby, ou porquê não, criar um novo hobby? Isso inclui uma enorme variedade de coisas que você pode fazer ou se dedicar. A gente cita algumas delas, e você pode pensar em o quê te agradaria mais fazer:

Cuidar de plantas, fotografar, pintar, desenhar, escrever, trabalho artesanal (como criação de objetos, enfeites, presentes, vasos), tricô, montagem e pintura de modelos (LEGO, Aviões, Carros, Action Figures ou mesmo quebra-cabeças), jogos de tabuleiro e muito mais. Se precisar de inspiração, não falta em nossas milhares de publicações sobre expressões artísticas!

Praticar exercícios físicos

Dilema das Redes: Alternativas para sair das redes sociais

Não é nenhum segredo, e todos os médicos sempre dizem: os exercícios físicos não só equilibram nosso corpo, mas também fazem bem para nossa cabeça. Quando fazemos algo, nem que seja caminhar, correr ou andar de bicicleta. Quando está calor, nadar por exemplo é uma excelente opção. Dá também para fazer esses exercícios em praças. Ou, caso não esteja saindo muito de casa, você pode realizar alguns exercícios de alongamento ou Yoga. Há inúmeros vídeos na Internet que ensinam posições e exercícios do gênero.

Meditar, acalmar a mente

Estar presente, prestar atenção na respiração, refletir, parar. Quando você simplesmente não faz nada, em uma época em que as redes comandam a gente para sempre estar fazendo algo, isso pode se tornar difícil. Mas certamente é recompensador. Pare um pouco, relaxe, deite em um lugar confortável, respire, medite. Pode fazer bem para o seu corpo e para a sua cabeça. Diminuir o ritmo pode ser uma ótima opção para espairecer a cabeça e continuar o dia com mais clareza e de forma mais leve.

Fazer coisas que trazem para o presente

Dilema das Redes: Alternativas para sair das redes sociais

Redes sociais normalmente fazem a gente pensar em coisas, e não de fato fazê-las. Existe uma espécie de imã para a vida do outro. O interessante reside fora da nossa vida nas redes sociais. Isso cria uma espécie de ansiedade em “precisar alcançar” algum lugar, alguma coisa, alguma experiência, e simplesmente mina a sua capacidade de ser feliz.

A alternativa para combater isso é simplesmente realizar ações que te trazem para o presente. Saia, caminhe, vá até uma praça, entre em contato com a natureza, brinque com seus animais de estimação, dedique um tempo para seus filhos, para suas relações.

Veja mais sobre web!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin