Disney, Salvador Dalí e Pink Floyd se unem no curta Destino. A animação, que é resultado de um projeto colaborativo entre o estúdio e o pintor surrealista, ganhou um toque a mais com uma edição recente, que traz a música “Time” como trilha sonora.
Em 1946, Dalí se juntou ao animador John Hench, da Disney, para produzir um curta animado. Porém, o estúdio atravessou uma grande crise devido o pós-guerra, e o projeto ficou adormecido durante 58 anos.
Em 1999, o projeto foi resgatado por Roy Disney, sobrinho de Walt Disney. Hench, o desenhista original da época, contou com a colaboração da esposa de Dalí, Gala Dalí, para finalizar o curta, que finalmente foi lançado em 2003.
A animação estreou no Festival de Cinema de Nova York naquele ano, e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
O resultado é uma história contada através de técnicas clássicas da Disney com os traços orgânicos do pintor surrealista, cujas referências de obras aparecem nas cenas: A Persistência da Memória, A Tentação de Santo Antônio e Tristão e Isolda.
A edição original narra a história de amor entre Chronos e uma mortal, embalada pela música Destino, do compositor mexicano Armando Dominguez. Agora, com esta recente edição, ganha um toque surrealista a mais com as notas do rock progressivo do Pink Floyd.
Disney, Salvador Dalí e Pink Floyd se encontram no curta Destino
Assista ao curta com trilha sonora original
Leia mais sobre Curta-Metragens!